Vivemos num tempo em que as tempestades passaram a ter nomes americanos e a celebração do Dia de Todos os Santos passou a ser a chamar-se Halloween...
Vivemos sem tempo para refletir na portugalidade que deveríamos preservar, e num país invadido por expressões e tradições americanas que pouco têm que ver com a História do nosso povo...
Quando começamos a ter presentes as iniciativas do Estado português que são batizadas com nomes anglo-saxónicos percebemos que chegamos ao fim de uma linha. É a demonstração da fraqueza do poder político em relação no que à preservação da nossa língua, dos nossos costumes e das nossas tradições diz respeito.
Se dermos uma volta pelo nosso Portugal verificamos que estas expressões estrangeiras não são somente utilizadas pelo poder central, mas são sobretudo utilizadas pelo poder autárquico, na linha da frente do contato com as pessoas.
Quem ainda não reparou nas "green weeks", nos "workshops" e nos "meetings" autárquicos que são anunciados por esse país fora?
Estamos entregues a uma obsessão com o estrangeiro, e tudo com a conivência do Estado. A nossa língua é a nossa identidade, e é bem demonstrativo da confusão em que caiu o país que, mesmo enquanto pede a adoção do português como língua oficial da ONU, o Estado o despreze dentro das nossas fronteiras.
Assim vai o nosso Estado: sem amor próprio, sem dignidade nacional, quebrado e servil diante de tudo o que chega de fora - incapaz de entender que Portugal não é um pedaço de mercado global. É uma nação. E as nações dão-se ao respeito.
Paulo Freitas do Amaral
Professor de História
Partilhar nas redes sociais
Últimas Notícias
AD BAIÃO APROVA CRIAÇÃO DE SAD EM ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA
10/07/2025
JOVENS CAMPEÕES DA ACR SANTA CRUZ DO DOURO RECEBERAM TROFÉU DA AF PORTO
10/07/2025
NOVO PONTO DE ÁGUA NO MONTE DE TUARAZ REFORÇA ESTRUTURAS DE APOIO AO COMBATE A INCÊNDIOS EM BAIÃO
10/07/2025
FALECEU MARCO SILVA, ANTIGO PRESIDENTE DA CÂMARA DE MESÃO FRIO - AUTARQUIA DECRETOU TRÊS DIAS DE LUTO MUNICIPAL
10/07/2025
ASSOCIAÇÃO VALE DO ZÊZERE PROMOVEU DUAS SEMANAS DE FÉRIAS DESPORTIVAS E OCUPACIONAIS
10/07/2025
PADRE MÁRIO JOÃO BENZEU A NOVA AMBULÂNCIA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE BAIÃO
10/07/2025
JÁ SÃO CONHECIDOS OS CINCO FINALISTAS DO PRÉMIO LITERÁRIO FUNDAÇÃO EÇA DE QUEIROZ /FUNDAÇÃO MILLENNIUM BCP 2025
10/07/2025
BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE BAIÃO PROMOVEM “FÉRIAS NO QUARTEL” DURANTE O MÊS DE AGOSTO
9/07/2025
Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste site. Concordo