Vivemos num tempo em que as tempestades passaram a ter nomes americanos e a celebração do Dia de Todos os Santos passou a ser a chamar-se Halloween...
Vivemos sem tempo para refletir na portugalidade que deveríamos preservar, e num país invadido por expressões e tradições americanas que pouco têm que ver com a História do nosso povo...
Quando começamos a ter presentes as iniciativas do Estado português que são batizadas com nomes anglo-saxónicos percebemos que chegamos ao fim de uma linha. É a demonstração da fraqueza do poder político em relação no que à preservação da nossa língua, dos nossos costumes e das nossas tradições diz respeito.
Se dermos uma volta pelo nosso Portugal verificamos que estas expressões estrangeiras não são somente utilizadas pelo poder central, mas são sobretudo utilizadas pelo poder autárquico, na linha da frente do contato com as pessoas.
Quem ainda não reparou nas "green weeks", nos "workshops" e nos "meetings" autárquicos que são anunciados por esse país fora?
Estamos entregues a uma obsessão com o estrangeiro, e tudo com a conivência do Estado. A nossa língua é a nossa identidade, e é bem demonstrativo da confusão em que caiu o país que, mesmo enquanto pede a adoção do português como língua oficial da ONU, o Estado o despreze dentro das nossas fronteiras.
Assim vai o nosso Estado: sem amor próprio, sem dignidade nacional, quebrado e servil diante de tudo o que chega de fora - incapaz de entender que Portugal não é um pedaço de mercado global. É uma nação. E as nações dão-se ao respeito.
Paulo Freitas do Amaral
Professor de História
Partilhar nas redes sociais
Últimas Notícias
Alunos da Escola Básica de Eiriz participaram no 1.º Encontro Interescolas de Baião
18/12/2025
Agrupamento de Escolas do Sudeste de Baião celebra 2ª Edição do Mercadinho de Natal
18/12/2025
Município de Baião celebra Natal com almoço inclusivo dedicado à diversidade e à inclusão
18/12/2025
Autoridades reforçam segurança rodoviária no Natal e Ano Novo
17/12/2025
Nova rede de transportes LINHAS já está em funcionamento no concelho de Baião
17/12/2025
Agrupamentos de Escolas do concelho de Baião celebram o Natal com mercados e festas abertas à comunidade
17/12/2025
Centro Escolar de Mesão Frio celebrou Natal com festa dos alunos do Pré-Escolar e 1.º Ciclo
17/12/2025
Projeto Escola Solidária levou o espírito natalício aos Centros de Convívio de Ancede e Santa Cruz do Douro
16/12/2025
PUB
Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste site. Concordo