Em
O Comércio de Baião

2025/07/08

“PATRULHA BAIÃO” JÁ ESTÁ NO TERRENO COM MAIS JOVENS E ARRANQUE ANTECIPADO

Destaque

Teve início no passado dia 1 de julho a nova edição do “Patrulha Baião”, programa de voluntariado jovem promovido pela Câmara Municipal de Baião com impacto cívico, ambiental e formativo. A sessão de lançamento decorreu a 30 de junho e contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara e Vereador da Proteção Civil, Filipe Fonseca, bem como de representantes da GNR, das corporações de Bombeiros, técnicos municipais e dos primeiros voluntários envolvidos.

Integrado no Programa de Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), o “Patrulha Baião” destina-se a jovens entre os 14 e os 30 anos e tem como objetivo o envolvimento direto dos participantes na proteção do território. Mais do que um projeto de vigilância florestal, esta iniciativa representa uma oportunidade de formação cívica e de educação ambiental, incentivando os jovens a assumirem um papel ativo na construção de um território mais sustentável.

Durante várias semanas, os voluntários irão desenvolver tarefas como a vigilância em pontos e percursos estratégicos, ações de sensibilização para a prevenção de incêndios rurais, recolha de resíduos e promoção de comportamentos responsáveis junto da população. Segundo Filipe Fonseca, “o ‘Patrulha Baião’ é uma mais-valia para a defesa da nossa floresta e do ambiente. É também uma escola de cidadania, onde os jovens ganham consciência ambiental e assumem um papel ativo na construção de um território mais sustentável. A sua participação faz a diferença, não só pelo trabalho que desenvolvem no terreno, mas também pelo exemplo que dão à comunidade. Com este programa, estamos a proteger o presente e a lançar as bases para um futuro melhor para todos. Agradeço a todos os que se juntaram a esta causa.”

Uma das grandes novidades desta edição é o arranque antecipado do programa, uma decisão tomada pela autarquia que optou por iniciar a ação no começo de julho, garantindo uma resposta mais eficaz durante o período crítico de risco de incêndio, ao contrário do calendário habitual definido pelo IPDJ. Esta medida demonstra o compromisso da Câmara Municipal com a proteção do território e com a valorização do voluntariado jovem.

Também se destaca o aumento significativo do número de participantes. A elevada procura registada em edições anteriores motivou o reforço da capacidade de resposta, com mais jovens envolvidos e uma estrutura logística mais robusta. Cada voluntário recebeu formação específica e um kit de apoio, composto por materiais informativos e equipamentos de identificação, assegurando condições adequadas para o desempenho das suas funções.

O programa decorrerá, pelo menos, até 12 de setembro, com os voluntários organizados em turnos e distribuídos por pontos estratégicos definidos no Plano Operacional Municipal.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Abriu ontem ao trânsito a variante à EN211 entre Mesquinhata/Baião e Quintã/Marco de Canaveses
1/09/2026
Escape Room «O Manuscrito Perdido» regressa ao Mosteiro de Ancede em setembro
31/08/2026
Alberto Pereira aponta à vitória na Rampa de Boticas
31/08/2026
Desafio Cumes do Marão regressa a 26 de setembro com quatro provas no Reino Maravilhoso
30/08/2026
Novo grupo de jovens da Patrulha Baião 2026 inicia hoje vigilância florestal
29/08/2026
Projeto 'Ativa Campelo' vence Orçamento Participativo Jovem de Baião 2026
29/08/2026
Encontro de Jiu-Jitsu reúne atletas de todas as idades em Santa Cruz do Douro - Baião
29/08/2026
Incêndio em viatura ligeira mobilizou Bombeiros de Baião a Loivos do Monte
28/08/2026
PUB