2024/09/27
A Universidade do Porto anunciou que foi uma das 90 iniciativas selecionadas no âmbito da World Heritage Volunteers (WHV) Initiative, promovida pela UNESCO.
O projeto "Guardians of the Douro: Cultivating Heritage and Landscape", foi a única candidatura aprovada em Portugal, destacando-se entre mais de 3000 propostas provenientes de todo o mundo. Esta distinção reconhece o compromisso da Universidade e dos seus parceiros na preservação do património cultural e natural da região do Alto Douro Vinhateiro.
SOBRE A INICIATIVA WORLD HERITAGE VOLUNTEERS (WHV)
Criada em 2008, como parte do Programa de Educação para o Património Mundial da UNESCO, a WHV visa mobilizar jovens e organizações juvenis na preservação e promoção de patrimónios mundiais. Este programa envolve voluntários nacionais e internacionais em ações concretas de preservação e sensibilização para a importância dos patrimónios culturais e naturais reconhecidos pela UNESCO.
A iniciativa "Guardians of the Douro: Cultivating Heritage and Landscape" coordenada pelo investigador do CEGOT Diogo Miguel Pinto e pela Professora Doutora Helena Pina, tem como objetivo preservar a enorme herança cultural e paisagística do Alto Douro Vinhateiro, uma das regiões vitícolas com longo historial pois ultrapassa dois milénios, embora com diferentes fases evolutivas, das quais sobressai a sua delimitação e regulamentação em 1756.
OBJETIVOS E ATIVIDADES
O projeto, organizado pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e pela Missão Douro da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, conta com o apoio de diversos parceiros nacionais e regionais, e tem como principais objetivos:
Promover a preservação e conservação do Alto Douro Vinhateiro, reconhecido como Património Mundial pela UNESCO; promover o envolvimento ativo da comunidade local na preservação da sua herança cultural; fomentar a consciência sobre a importância da sustentabilidade e da preservação cultural entre os jovens e, por fim, divulgar internacionalmente o Alto Douro Vinhateiro.
ATIVIDADES PROGRAMADAS:
Os participantes vão ter a oportunidade de se envolveram em workshops interativos sobre viticultura sustentável, destacando os impactos das alterações climáticas e estratégias de adaptação já implementadas, ou a introduzir. Participarão também, de forma ativa, em diversas visitas de estudo guiadas, que possibilitarão a visualização de práticas amigas do ambiente, seguidas de um debate sobre o equilíbrio entre a preservação do património e a modernização na sustentabilidade deste património vitivinícola distinguido pela UNESCO.
Estas atividades envolverão membros da comunidade, especialistas, técnicos do setor vitivinícola e turismo, para além de autoridades autárquicas e regionais. Os voluntários participarão também na visualização dos distintos tipos de armação das vinhas, incluindo vinhas antigas em socalcos, aprendendo sobre as técnicas tradicionais que aumentam a sustentabilidade na produção de vinho, e também que medidas e boas práticas são incrementas para a preservação da paisagem. Por fim, os participantes vão documentar as práticas e histórias tradicionais, preservando a cultura e as tradições para as gerações futuras.
DATAS
A iniciativa decorre entre os dias 7 e 16 de outubro de 2024, com múltiplas atividades distribuídas pelo território, incluindo a cidade do Porto e as Caves de Vila Nova de Gaia, e, obviamente, a região duriense, abrangendo núcleos urbanos como Mesão Frio, Peso da Régua, Lamego, Vila Real, Pinhão até Foz Côa e Freixo de Espada à Cinta, e respetivos municípios, com as suas quintas e património (paisagístico, cultural, social, etc.).
Contatos e Inscrições:
Para mais informações sobre o projeto ou inscrições em:
https://sigarra.up.pt/flup/pt/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=179349
SOBRE A UNIVERSIDADE DO PORTO
A Universidade do Porto é uma das maiores instituições de ensino superior em Portugal e
uma referência internacional pela sua excelência em investigação e ensino.