Em
O Comércio de Baião

2025/06/09

PROJETO DE VIGILÂNCIA FLORESTAL “PATRULHA BAIÃO” REFORÇADO DE 24 PARA 60 JOVENS APÓS APROVAÇÃO DO POM 2025

Destaque

A Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais de Baião reuniu-se no passado dia 4 de junho, numa sessão convocada para analisar e aprovar instrumentos estratégicos essenciais no âmbito da gestão do risco de incêndio rural no concelho.

O ponto central da reunião foi a aprovação do Plano Operacional Municipal (POM) para 2025, um documento que reforça a articulação entre os diversos agentes de Proteção Civil e entidades com responsabilidades na gestão integrada de fogos rurais. O plano visa otimizar os recursos disponíveis e aumentar a eficácia operacional nas áreas de vigilância e deteção, primeira intervenção, combate, rescaldo e vigilância pós-incêndio.

Um dos destaques do plano aprovado foi o reforço da “Patrulha Baião”, projeto de vigilância florestal que será expandido com recurso a verbas municipais, passando de 24 para 60 jovens participantes, provenientes do Programa de Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Durante a reunião, foi ainda apresentado o Programa Sub-Regional de Ação de Gestão Integrada de Fogos Rurais do Tâmega e Sousa (PSA-TS), pelo Coordenador Regional da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF), Bruno Antunes.

Este programa, o primeiro a ser aprovado na região Norte, representa um avanço estratégico na prevenção e gestão integrada dos incêndios rurais.

Estruturado em torno de quatro grandes orientações — valorizar os espaços rurais, cuidar dos espaços rurais, modificar comportamentos e gerir o risco eficientemente, o PSA-TS agrega 51 projetos, 12 dos quais considerados prioritários, num investimento global de cerca de 269 milhões de euros. A iniciativa resulta de uma articulação entre 35 entidades públicas e privadas e marca uma nova abordagem ao ordenamento do território e à valorização dos espaços rurais.

Foi também abordado o processo de transposição do PSA-TS para os Planos Municipais de Execução (PME), os quais deverão estar concluídos até 31 de dezembro de 2025, com efeitos a partir de 2026.

A reunião foi presidida por Filipe Fonseca, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Baião e Vereador responsável pela Proteção Civil, que referiu que “a aprovação do Plano Operacional Municipal para 2025 e a integração do nosso território no Programa Sub-Regional de Ação do Tâmega e Sousa demonstram que Baião está comprometido com uma política ativa e coordenada na prevenção e resposta aos incêndios rurais.

O reforço da ‘Patrulha Baião’ é um bom exemplo de como o envolvimento da juventude e o investimento municipal se podem traduzir em benefícios concretos para a proteção do nosso território.

Estamos a construir uma rede de cooperação eficaz entre todas as entidades, com vista a garantir maior segurança às nossas populações e a preservar os nossos recursos naturais, que é uma prioridade deste Executivo.”

Nesta reunião, estiveram também presentes o Presidente da Assembleia Municipal de Baião, Armando Fonseca e o Coordenador Regional do Norte da AGIF, Bruno Antunes, convidados especialmente para esta sessão. Participaram ainda Daniel Guedes, representante eleito dos Presidentes de Junta do concelho; Cristina Azurara, Perita Coordenadora do Núcleo de Coordenação Regional do Norte da AGIF; José Manuel Ribeiro, Coordenador Municipal de Proteção Civil; Filipe Oliveira, representante do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF); Márcio Vil, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Santa Marinha do Zêzere; António Artur Monteiro, Adjunto de Comando dos Bombeiros Voluntários de Baião; José Freitas, Comandante em suplência do Posto da GNR de Baião; Filipe Costa, representante das entidades gestoras de baldios do concelho; Marco Ferreira, em representação do Agrupamento de Empresas AFOCELCA; e Luciana Pinto, do Gabinete Técnico Florestal do Município de Baião.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Inauguração do Espaço Multifuncional de Dinamização Comunitária de Almofrela na Serra da Aboboreira em Baião
19/02/2026
Campeonato do “Jogo do 24” na Escola Básica 2,3 de Eiriz - Baião
19/02/2026
Santa Marinha do Zêzere celebra o Carnaval com noite de festa na Casa do Povo
18/02/2026
Almofrela ganha novo espaço comunitário na antiga escola primária
16/02/2026
Autarquia de Mesão Frio apoia agricultores após rasto de destruição no concelho
15/02/2026
Exposição “Delicadezas” celebra a herança feminina na Biblioteca Municipal António Mota
15/02/2026
Passeio todo-o-terreno de dois dias partiu de Amarante rumo a Podence com paragem em Mafómedes na freguesia de Teixeira e Teixeiró
14/02/2026
Entrevista a Anabela Pinto presidente da Associação Cultural Recreativa Unidos por Vilares
14/02/2026