Em
O Comércio de Baião

2025/06/09

PROJETO DE VIGILÂNCIA FLORESTAL “PATRULHA BAIÃO” REFORÇADO DE 24 PARA 60 JOVENS APÓS APROVAÇÃO DO POM 2025

Destaque

A Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais de Baião reuniu-se no passado dia 4 de junho, numa sessão convocada para analisar e aprovar instrumentos estratégicos essenciais no âmbito da gestão do risco de incêndio rural no concelho.

O ponto central da reunião foi a aprovação do Plano Operacional Municipal (POM) para 2025, um documento que reforça a articulação entre os diversos agentes de Proteção Civil e entidades com responsabilidades na gestão integrada de fogos rurais. O plano visa otimizar os recursos disponíveis e aumentar a eficácia operacional nas áreas de vigilância e deteção, primeira intervenção, combate, rescaldo e vigilância pós-incêndio.

Um dos destaques do plano aprovado foi o reforço da “Patrulha Baião”, projeto de vigilância florestal que será expandido com recurso a verbas municipais, passando de 24 para 60 jovens participantes, provenientes do Programa de Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Durante a reunião, foi ainda apresentado o Programa Sub-Regional de Ação de Gestão Integrada de Fogos Rurais do Tâmega e Sousa (PSA-TS), pelo Coordenador Regional da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF), Bruno Antunes.

Este programa, o primeiro a ser aprovado na região Norte, representa um avanço estratégico na prevenção e gestão integrada dos incêndios rurais.

Estruturado em torno de quatro grandes orientações — valorizar os espaços rurais, cuidar dos espaços rurais, modificar comportamentos e gerir o risco eficientemente, o PSA-TS agrega 51 projetos, 12 dos quais considerados prioritários, num investimento global de cerca de 269 milhões de euros. A iniciativa resulta de uma articulação entre 35 entidades públicas e privadas e marca uma nova abordagem ao ordenamento do território e à valorização dos espaços rurais.

Foi também abordado o processo de transposição do PSA-TS para os Planos Municipais de Execução (PME), os quais deverão estar concluídos até 31 de dezembro de 2025, com efeitos a partir de 2026.

A reunião foi presidida por Filipe Fonseca, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Baião e Vereador responsável pela Proteção Civil, que referiu que “a aprovação do Plano Operacional Municipal para 2025 e a integração do nosso território no Programa Sub-Regional de Ação do Tâmega e Sousa demonstram que Baião está comprometido com uma política ativa e coordenada na prevenção e resposta aos incêndios rurais.

O reforço da ‘Patrulha Baião’ é um bom exemplo de como o envolvimento da juventude e o investimento municipal se podem traduzir em benefícios concretos para a proteção do nosso território.

Estamos a construir uma rede de cooperação eficaz entre todas as entidades, com vista a garantir maior segurança às nossas populações e a preservar os nossos recursos naturais, que é uma prioridade deste Executivo.”

Nesta reunião, estiveram também presentes o Presidente da Assembleia Municipal de Baião, Armando Fonseca e o Coordenador Regional do Norte da AGIF, Bruno Antunes, convidados especialmente para esta sessão. Participaram ainda Daniel Guedes, representante eleito dos Presidentes de Junta do concelho; Cristina Azurara, Perita Coordenadora do Núcleo de Coordenação Regional do Norte da AGIF; José Manuel Ribeiro, Coordenador Municipal de Proteção Civil; Filipe Oliveira, representante do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF); Márcio Vil, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Santa Marinha do Zêzere; António Artur Monteiro, Adjunto de Comando dos Bombeiros Voluntários de Baião; José Freitas, Comandante em suplência do Posto da GNR de Baião; Filipe Costa, representante das entidades gestoras de baldios do concelho; Marco Ferreira, em representação do Agrupamento de Empresas AFOCELCA; e Luciana Pinto, do Gabinete Técnico Florestal do Município de Baião.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
PILOTO ALBERTO PEREIRA E O SEU HONDA CIVIC TYPE R DE REGRESSO NA RAMPA DE SANTA MARTA
19/06/2025
PISCINAS DESCOBERTAS DE BAIÃO ASSINALAM ABERTURA COM OPEN DAY NO DIA 30 DE JUNHO
18/06/2025
BAIÃO RECEBE O 1.º TORNEIO MUNICIPAL DE PADEL NO DIA 29 DE JUNHO
18/06/2025
BIBLIOTECA MUNICIPAL ANTÓNIO MOTA RECEBE AUTORA INÊS BERNARDO NO DIA 20 DE JUNHO
18/06/2025
RELATO DE UMA MISSÃO EM MOÇAMBIQUE: "UM CHAMADO DO CORAÇÃO QUE SE TRANSFORMA EM PROJETO" – POR LILIANA GEADA
16/06/2025
AD ANCEDE EMPATA NO ÚLTIMO JOGO EM CASA DA ÉPOCA 2024/25
15/06/2025
BAIÃO RECEBE IV CONFERÊNCIA ANUAL DE AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
15/06/2025
ESCOLAS DE BAIÃO MARCARAM PRESENÇA NO “ABC DA BOLA” QUE REUNIU MAIS DE MIL CRIANÇAS NA MAIA
15/06/2025