A 12.ª edição do Rali Município de Mesão Frio vai para a estrada nos dias 19 e 20 de agosto, com seis classificativas de asfalto e pontuável para o Campeonato Start Norte de Ralis.
A apresentação da prova decorreu no dia 04 de agosto, na Biblioteca Municipal de Mesão Frio, na presença das entidades organizadoras, o Município de Mesão Frio e do Clube Automóvel da Régua.
No Município de Mesão Frio vão realizar-se seis classificativas de asfalto, com o arranque oficial a realizar-se com a super-especial urbana, no sábado, dia 19, a partir das 21:00.
Algumas das principais artérias da vila serão percorridas a grande velocidade num circuito que certamente contará com muito público.
Depois da especial noturna, adeptos e equipas poderão desfrutar da já emblemática Festa Branca de Mesão Frio, que se realiza pelo segundo ano consecutivo na Praia Fluvial do Rio Teixeira, com vários bares, música ao vivo e um set de DJ.
No domingo, dia 20, o percurso da prova inclui mais seis classificativas, com duplas passagens pela especial do Sopé do Marão (7,10 quilómetros), tripla passagem em Barqueiros (6,85 quilómetros) e uma passagem pelo troço de Oliveira (5,33 quilómetros).
A sessão de apresentação contou com a apresentação de Bino Santos e as intervenções do presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, Paulo Silva, do presidente do Clube Automóvel da Régua (CAR), Manuel António Sousa, e do diretor de prova, Paulo Ribas.
Manuel António Sousa, presidente do Clube Automóvel da Régua, referiu que o regresso da Super Especial ao centro da vila constitui “uma mais-valia para o Município”.
“A nossa expectativa é muito positiva quanto a continuarmos a evoluir na organização da prova, oferecendo todos os anos um evento que pretende ser uma referência no patamar em que estamos”, acrescentou.
Com um percurso de 120 quilómetros, dos quais 57 serão cronometrados, é de salientar a introdução de um novo segmento final na PEC ‘Sopé do Marão’, com passagem por todas as freguesias do concelho, mantendo-se inalteradas as passagens pelas PECs de “Barqueiros” e de “Oliveira”.
Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, mantém as expectativas de proporcionar aos pilotos e à organização “boas condições e bom acolhimento, e que a prova volte a decorrer com a máxima segurança.
“Para o município, que seja um bom espetáculo e uma ferramenta de promoção e divulgação da região duriense, pois este ano é um evento âncora da «Cidade Europeia do Vinho» e é aí que nos queremos posicionar. Há sempre novidades, há sempre pontos a melhorar e estamos a trabalhar. Nesse sentido, mantemos a Festa Branca dedicada aos participantes, às famílias e a quem nos visita, para vir assistir à Super Especial noturna, que este ano se realiza apenas no perímetro urbano, proporcionando maior facilidade de acesso e menos transtorno nas vias envolventes. Segurança, promoção e espetáculo são os vetores que nos impulsionam”, declarou.