Atualidade Destaque Última Hora
A RTP1 e RTP Internacional vão transmitir, na primeira madrugada do ano, às 02:30, uma experiência inovadora de televisão, seguindo o modelo de “slow tv”, na primeira produção da nova produtora Sobre Carris.
Trata-se de um documentário que mostra uma viagem de comboio em tempo real na Linha do Douro, entre o Porto e Pocinho.
A linha do Douro é a via férrea com maior potencial turístico em Portugal e que quer ser reconhecida como Património da Humanidade. Circulando maioritariamente junto ao curso do próprio rio, o documentário “Linha do Douro - Um Património Sobre Carris” coloca o telespetador no lugar do maquinista mostrando as paisagens quase imaculadas do Douro superior, através de uma visão que até hoje é exclusiva dos ferroviários que percorrem os 171,5 quilómetros do percurso entre a estação de São Bento (Porto) e a do Pocinho (Vila Nova de Foz Côa).
Pelo caminho, cruzam-se três locais reconhecidos como Património da Humanidade: Centro Histórico do Porto, Região Vinhateira do Alto Douro e Sítios de Arte Rupestre do Vale do Côa. Esta é a primeira vez que um canal generalista português aposta por um conteúdo de “slow tv”.
São três horas e quarenta minutos, gravados em plano único e sem cortes. O projeto, inspirado nos testes realizados pela emissora pública norueguesa NRK, foi selecionado no âmbito da consulta de conteúdos da emissora pública e contou com a realização de Luís Sobreiro, direção de fotografia de Bernardo Oliveira e pós-produção de Luís Stoffel.
A Sobre Carris é uma produtora audiovisual fundada em 2023 pelos jornalistas Carlos Cipriano, Diogo Ferreira Nunes e Ruben Martins, sendo este o primeiro projeto a estrear. Estes jornalistas também produzem o podcast do jornal Público “Sobre Carris” dedicado à temática ferroviária.
O documentário será emitido durante toda a madrugada da passagem de ano na RTP1 e RTP Internacional e ficará posteriormente disponível para consumo on-demand na plataforma RTP Play.