A Águas do Douro e Paiva (AdDP) vai inaugurar, no próximo dia 4 de agosto, um conjunto de novas infraestruturas para captação e reserva de água do rio Douro para abastecimento do concelho de Baião. Estes empreendimentos, no valor de mais 3,1 milhões de euros irão permitir aumentar os volumes fornecidos e garantir um grau de qualidade de acordo com os padrões utilizados no sistema de abastecimento da empresa.
A cerimónia de inauguração contará com a presença do Secretário de Estado do Ambiente, Hugo Polido Pires e do Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira.
A AdDP, é a empresa responsável pelo sistema de abastecimento de água a 1,8 milhões de habitantes, residentes nos 20 municípios acionistas, entre os quais se integra o município de Baião.
Em 2009, a AdDP construiu um sistema autónomo, com captação própria no rio Ovil e tratamento na ETA de Pousada, seguida de uma rede de abastecimento em “alta” de distribuição à Zona Poente de Baião.
Entretanto, e no seguimento da construção da rede em “baixa” da Zona Nascente, a cargo da Águas do Norte, a captação existente no rio Ovil revelou-se insuficiente para as necessidades do município, sobretudo no que respeita aos caudais.
Esta situação conduziu à procura de uma solução de captação de água alternativa que pudesse garantir os volumes atuais e futuros e assegurar a qualidade com o tratamento na ETA de Pousada já existente.
A hipótese do rio Douro para a nova captação revelou-se reunir todas as condições necessárias. Neste sentido, a empresa executou duas empreitadas no valor total de 3.109.253 euros nomeadamente:
- Nova Origem de Abastecimento de Água a Baião que consistiu na implantação da captação do Abelhal e de uma conduta elevatória de ferro fundido, na construção de um reservatório intermédio e elevatória do Sobreiral e de um novo reservatório junto à ETA de Pousada, no valor de 2.042.923 euros.
- Abastecimento a Valadares – Zona Nascente que consistiu na construção de rede de abastecimento em “alta” que fará a ligação entre o reservatório de Amarelhe e o Reservatório de Valadares, através de uma conduta em ferro fundido, no valor de 1.066.330 euros.
Entretanto e porque os caudais de elevação são substancialmente maiores, para atender às zonas poente e nascente de Baião, está em projeto a ampliação da ETA de Pousada.
Concluídas estas as obras, todo o sistema de abastecimento de água a Baião poderá ser gerido entre a nova captação do rio Douro e a antiga captação do rio Ovil, que se manterá em funcionamento por forma a estabelecer uma redundância ao sistema.
Consciente do seu papel como instrumento de desenvolvimento socioeconómico, a AdDP entende que este investimento, irá permitir aumentar a fiabilidade do sistema e garantir a qualidade e quantidade de água necessária para satisfazer o consumo da população de Baião.
PROGRAMA
10h00 – Chegada ao local da nova captação do Abelhal, Santa Cruz do Douro
(coordenadas GPS 41.1077477, -8.0189393)
- Explicação breve da captação, pela Águas do Douro e Paiva
10h30 – Visita ao reservatório e estação elevatória de Sobreiral, Gôve
- Explicação breve da infraestrutura, pela Águas do Douro e Paiva.
11h00 – Chegada ao novo reservatório da ETA de Pousada-Gôve
- Visita ao novo reservatório da ETA de Pousada-Gôve
- Descerramento da placa de inauguração pelo Secretário de Estado do Ambiente
12h05 – Sessão de apresentação, nos Paços do Concelho, dos investimentos em abastecimento de água em Baião e da campanha de sensibilização para o uso racional da água, com as intervenções de:
- Armando Fonseca, Presidente da Assembleia Municipal de Baião;
- António Borges, Presidente do Conselho de Administração da Águas do Douro e Paiva;
Intervenção sobre a nova origem de água em Abelhal, Baião, e contextualização no âmbito da resiliência do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água à área sul do Grande Porto;
- Apresentação da campanha “Água é vida. Não a desperdice”;
- Paulo Pereira, Presidente da Câmara Municipal de Baião;
- Hugo Pires, Secretário de Estado do Ambiente.