Em
O Comércio de Baião

2025/03/21

TERCEIRA EDIÇÃO DO ENCONTRO NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO SUSTENTÁVEL (ENAES) DECORREU EM MARCO DE CANAVESES

Destaque

O Emergente Centro Cultural, no Marco de Canaveses, acolheu nos dias 19 e 20 de março, a terceira edição do Encontro Nacional da Alimentação Equilibrada e Sustentável (ENAES).

Este foi um evento promovido pela Rede Nacional para Alimentação Equilibrada e Sustentável (RNAES), em parceria com a DOLMEN, o PNAES Tâmega e Sousa e a Câmara Municipal do Marco de Canaveses.

O primeiro dia foi marcado pela sessão de apresentação, que contou com a presença do Vice-Presidente da CCDR-Norte, Paulo Ramalho, a vereadora do Município Marcuense, Clara Marques e o Presidente do Conselho de Administração da DOLMEN, Gabriel Carvalho.

De seguida, realizou-se a Mesa Redonda, sob a temática “Semear o Futuro: Caminhos para um Sistema Alimentar Equilibrado e Sustentável”, com os oradores, Pedro Graça e Olga Cavaleiro, da FCNAUP, Jorge Santos da Biogoods e Luís Soares, Coordenador-Geral da DOLMEN.

A temática incidiu sobre o que poderá ser o futuro da alimentação em Portugal, em particular do ponto de vista da sustentabilidade ambiental e promoção da saúde. Foram destacadas diversas inovações e programas que surgiram nos anos mais recentes, com um dos exemplos levantados por Luís Soares, a ser o projeto “Pensar Global, Agir Local… à mesa”, implementado na região do Douro Tâmega e Sousa, numa parceria liderada pela DOLMEN.

Após uma Pausa Equilibrada e Sustentável, o dia fechou com a apresentação dos Resultados Preliminares da RNAES, pela equipa do consórcio.

O segundo dia, 20 de março, iniciou com um balanço dos 22 projetos PNAES a ser implementados em Portugal, em que os responsáveis pelos mesmos, deram a conhecer o trabalho realizado e que resultados foram obtidos na promoção de uma alimentação mais equilibrada e sustentável. No que diz respeito ao projeto “Pensar Global, Agir Local… à mesa”, o Engenheiro Fábio Moreira e a Nutricionista, Dra. Ângela Ferreira, deram conta do trabalho que tem sido promovido no seio das escolas do Douro, Tâmega e Sousa, e a forma como a mensagem por uma alimentação mais saudável e sustentável começa a ganhar raízes no território.

Realizou-se ainda um momento de dinâmica participada, onde elementos dos vários projetos PNAES trocaram impressões sobre como deve ser levado a cabo o modelo de governança da rede.

Por fim, Cristina Amaro da Costa da ESAV-IPV e Catarina Vasconcelos da Food4Sustainability CoLAB, refletiram sobre as conclusões a tirar após os dois dias e quais os próximos passos da Rede Nacional.

Este encontro, permitiu ainda, reforçar as sinergias entre as várias entidades presentes, que trabalham a promoção de uma alimentação equilibrada e sustentável e, acima de tudo, preparar um futuro melhor, do ponto de vista da alimentação no país.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
CPCJ de Baião assinala quase três décadas de proteção às crianças e jovens
30/12/2025
Projeto Escola Solidária do Agrupamento de Escolas de Eiriz reforça laços comunitários e promove valores de cidadania
30/12/2025
Requalificação da EN108 entre Lodão e Ponte de Ermida concluída com investimento de 2,6 milhões de euros
30/12/2025
Tomada de Posse dos Corpos Gerentes da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Baião
29/12/2025
StartUP Castelo de Paiva reforça apoio ao empreendedorismo
29/12/2025
Concerto de Reis e Ano Novo assinala início de 2026 em Mesão Frio
28/12/2025
Assembleia Municipal de Baião aprova Orçamento de 36,7 milhões de euros para 2026
27/12/2025
Operação “Natal e Ano Novo 2025/2026” – Dados Provisórios de 18 a 25 de dezembro de 2025
26/12/2025
PUB