Em
O Comércio de Baião

2025/05/19

TORMES VOLTA A ACOLHER OFICINA DE TRADUÇÃO LITERÁRIA COM EDIÇÃO DEDICADA À OBRA DE SUSANA MOREIRA MARQUES

Destaque

A Fundação Eça de Queiroz recebe a terceira edição de Oficina de Tradução Literária / Encontro TraduTormes, uma iniciativa que junta estudantes, autores e tradutores em torno do processo de tradução de uma obra contemporânea da literatura portuguesa.

A fundação, através do Centro de Estudos de Tradução (CET-Tormes), acolhe, entre 23 e 25 de maio, uma Oficina de Tradução Literária e o 3º Encontro TraduTormes, centrados na obra Terceiro andar sem elevador. Notas de Lisboa (Abril de 2024), da autora Susana Moreira Marques.

O programa inclui sessões práticas de tradução em diálogo com a autora e a tradutora Julia Sanches que neste momento traduz a mesma obra para inglês. O Encontro TraduTormes, aberto ao público, tem como convidados a autora Susana Moreira Marques e a tradutora Julia Sanches, falando sobre temas de escrita e tradução literárias.

A tradução de português para alemão está a ser desenvolvida por estudantes da Universidade do Minho, com orientação de docentes do DEGE-ELACH e no âmbito do Mestrado de Estudos Luso-Alemães (MELA).

Uma vertente menor de tradução de português para inglês (manhã de 24 de maio) ainda depende da adesão de estudantes ou tradutores que se podem inscrever até 16 de maio junto do organizador Orlando Grossegesse, coordenador do CET-Tormes.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Máquina de rasto da CIM-Tâmega e Sousa inicia gestão florestal em Baião
22/05/2026
Vítor Pascoal prepara-se para segunda prova do Portugal Rally Series em Ponte de Lima
22/05/2026
Secretário de Estado da Cultura visita sessão de encerramento da FELIBA 2026 em Baião
21/05/2026
Associação Os Amigos de Ovil entrega 1.500 euros aos Bombeiros de Baião
21/05/2026
Agrupamento de Escolas de Eiriz/Baião celebra o Dia da Família com atividades intergeracionais
21/05/2026
Motociclista sofre acidente grave e é atropelado por camião
20/05/2026
Baião lança serviço digital para consulta automática dos Planos Municipais de Ordenamento do Território
20/05/2026
CIM do Tâmega e Sousa apresenta livro sobre o 25 de Abril na imprensa regional
20/05/2026
PUB