2025/04/17
Em 2024, foram diagnosticados em Portugal cerca de 60 mil novos casos de cancro, dos quais 40% poderiam ter sido prevenidos com “medidas adequadas de prevenção e estilos de vida saudáveis”, assegura a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC).
A Vialsil, que opera na área das vias de comunicação de autoestradas de todo o país, consciente desta realidade e da importância de atuar na prevenção, associa-se ao projeto “ELOS”, da LPCC – Núcleo Regional do Norte, com o objetivo de aproveitar a “janela de oportunidade para a prevenção do cancro em contextos laborais”, sensibilizando os mais de 100 colaboradores para a deteção precoce desta doença.
O protocolo de colaboração entre as duas entidades foi formalizado na passada quarta-feira, 16 de abril, na sede da Vialsil, em Ancede e contou com a presença da direção e colaboradores da empresa, bem como, da direção e equipa responsável pelo projeto da Liga Portuguesa Contra o Cancro - NRN, além de vários parceiros.
Patrícia Vieira, responsável da liga portuguesa contra o cancro, que visitou a sede da Vialsil, referiu ao nosso jornal que “hoje damos o arranque deste projeto ELOS, com a empresa Vialsil. Na Liga Portuguesa Contra o Cancro estamos a dinamizar este projeto com o objetivo de aumentar a literacia em saúde dos colaboradores da empresa, ao mesmo tempo que motivá-los para a adoção de comportamentos para a saúde. Este projeto vai incluir uma avaliação das perceções, das atitudes dos colaboradores relativamente à saúde e ao cancro, mas também dos seus comportamentos, como por exemplo, fumam, consomem álcool, protegem-se do sol, vamos perceber um bocadinho para depois, nos seis meses posteriores, apresentarmos um projeto de intervenção aqui à empresa”.
Acrescentou ainda que “Esse projeto de intervenção realizado pela Liga vai ter algumas ações individuais com os colaboradores, de grupo, de workshops, palestras, atividades lúdicas, mas também algumas ações da própria instituição, podem ser algumas ações que vão, de certa forma, mudar a estrutura da própria instituição e também algumas ações comunitárias que intervêm aqui com Baião para que, de facto, os colaboradores sintam que este contexto empresarial e mesmo a sua comunidade é facilitadora da adoção de comportamentos de saúde. Tudo isto muito baseado, para esta prevenção do cancro, que é uma das missões da Liga”.
Para o CEO e administrador da Vialsil, Paulo Portela, considera que “Este protocolo que nós fazemos, é estar primeiro ao lado de uma instituição como a Liga Portuguesa contra o Cancro e depois também fazermos aquilo que fazemos, que é a preocupação com os colaboradores e sermos, o elo de ligação entre a Liga e os colaboradores, para que eles possam estar mais habilitados e com mais outros serviços. É claro que gostamos de fazer esse tipo de protocolos e sermos um motor de desenvolvimento e que permita que outras instituições também se juntem e que procurem a Liga para fazer esse tipo de acordos e para dar algumas melhores condições aos nossos colaboradores. É darmos, mais um serviço e mais uma qualidade de vida aos nossos colaboradores”.
A terminar referiu que “Este é um projeto único e inovador de prevenção do cancro, ao qual não poderíamos ficar indiferentes. Acreditamos que a prevenção começa no dia a dia, nos hábitos que cultivamos e nos espaços onde passamos grande parte do nosso tempo – como o local de trabalho”.
Com esta parceria, a Vialsil reforça o seu compromisso com a responsabilidade social, e aposta em ações de sensibilização e programas de bem-estar, promovidos pela LPCC, que criem “elos de prevenção, cuidado e informação”.
De recordar que a Liga Portuguesa Contra o Cancro - NRN tem desempenhado um papel fundamental na prevenção do cancro ao longo dos últimos 30 anos, em diversos contextos. No entanto, reconhecendo a importância dos locais de trabalho na vida dos adultos, onde a maioria passa pelo menos metade do seu tempo útil, a Liga decidiu estender seus esforços para abordar a prevenção do cancro em contextos laborais.