Em
O Comércio de Baião

2024/12/20

VÍTOR MONTEIRO REENCONTRA AMANHÃ A AD BAIÃO, CLUBE ONDE JOGOU DURANTE MAIS DE DUAS DÉCADAS

Desporto Destaque

Depois de Pedro Vieira, o nosso jornal esteve à conversa com Vítor Monteiro. O atleta de 41 anos defende, atualmente, as cores do Caíde Rei SC, mas foi na AD Baião que jogou durante mais de duas décadas.

“Efetivamente, foram muitos anos a representar a AD Baião, as memórias são tantas que é difícil elencar as maiores conquistas, mas as subidas de divisão e jogar na Divisão de Elite são duas delas, bem como ser dos atletas com mais anos de casa”, revelou.

Vítor Monteiro nos festejos da última subida da AD Baião - 2022/23

Está será a segunda vez que Vítor Monteiro irá defrontar a AD Baião, já o havia feito na época 2008/2009, quando jogava no União Juventude Zezerense, uma instituição que já abandonou os campos de futebol há vários anos, mas que não deixa de ter bastante história para contar. Na época 2007/2008, a UJ Zezerense foi campeã da 2ª Divisão da AF Porto e, no ano a seguir, encontrou-se com a AD Baião na 1ª Divisão. Ao longo da temporada mediu forças por duas vezes com a AD Baião (empatou a zeros no Prenhô e venceu por 2-1 no Campo do FC Frende) e terminou uma colocação acima da formação baionense.

Classificação UJ Zezerense - 2007/2008 - 2ª Divisão AF Porto

Classificação UJ Zezerense 2008/2009 - 1ª Divisão AF Porto

Última equipa da UJ Zezerense 2012

Sobre o reencontro de amanhã, Vítor Monteiro mostra-se bastante calmo. “Nesta fase da minha carreira, estas situações são vividas com naturalidade, no entanto, com plena consciência de que teremos um jogo dificílimo pela frente, atendendo ao momento atual das duas equipas”, referiu.

Depois de, em 2019, ter deixado a AD Baião para viver uma nova experiência no GD Resende. Vítor Monteiro regressou a “casa” no final de 2022 e conta que era por cá que esperava pendurar as chuteiras. “Sim, quando fui convidado para regressar ao Baião, a minha ideia era terminar a carreira no clube da minha terra”.

Vítor Monteiro em ação pela AD Baião 

Acerca das amizades o futebol, Vítor Monteiro revela também ter as suas e fez questão de mencionar a que tem com Pedro Vieira. “Os poucos clubes por onde passei deram-me a oportunidade de conhecer pessoas fantásticas. O futebol tem esse dom. O Vieirinha, que é como eu o trato, é o maior exemplo disso. É um verdadeiro amigo, um atleta de eleição, que o futebol me permitiu conhecer e que vai fazer parte da minha vida para sempre. É um verdadeiro exemplo a seguir”, contou.

Vítor Monteiro à esquerda e Pedro Vieira à direita

Questionado sobre o inicio de temporada menos positivo do Caíde Rei SC, o meio campista, explica que prefere valorizar o que tem corrido bem, ao invés de falar do que tem corrido mal. “O clube está a competir graças ao grande amor que um grupo de Caídenses nutre pelo Caíde Rei SC, aos quais aproveito para agradecer toda amizade e confiança. Dentro de campo, os jogadores têm tentado dignificar ao máximo este clube e a motivação do grupo tem que ser máxima para darmos a volta à situação atual. Até por isso, o jogo com o Baião, apesar de algumas particularidades, não é mais do que uma oportunidade para mostrarmos o nosso futebol”.

Vítor Monteiro - 2023/24

Sobre o seu futuro no futebol, Vítor Monteiro, em tom de nostalgia, revela, sem precisar datas, que não irá ser muito mais longa. “Tudo na vida tem um início e um fim, inclusive as coias que mais gostamos, e nesta questão, o fim está próximo”.

Antes de terminar a entrevista, o atleta fez questão de deixar uma mensagem aos adeptos de ambas as equipas. “Aos adeptos, deixo um agradecimento sincero. Nos clubes onde joguei sempre fui muito bem tratado, obviamente, não agradei a toda a gente, mas o saldo é francamente positivo”, terminou.

Tal como tinha feito com Pedro Vieira, o nosso jornal felicita Vítor Monteiro pela sua carreira e pelo contributo que deu ao futebol do nosso concelho e deseja-lhe todas as felicidades para o seu futuro.

De relembrar que o encontro entre a AD Baião e o Caíde Rei SC esta agendando para às 15h30 do próximo sábado e irá decorrer no Parque de Jogos AD Ancede.

 

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Biblioteca Municipal António Mota acolhe sessão sobre Biblioterapia
2/10/2026
Abertas candidaturas para a quinta edição das Bolsas de Residência Literária Eça de Queiroz
1/10/2026
Universidade Sénior de Baião inicia novo ano letivo com novas disciplinas
1/10/2026
Municípios do Douro, Tâmega e Sousa unidos na defesa das ligações de Cinfães e Resende aos grandes eixos rodoviárias nacionais
30/09/2026
Feira Quinzenal de Campelo muda de data devido à Feira do Anho Assado e do Arroz do Forno
29/09/2026
Baião acolhe 20ª edição do Festival do Anho Assado e do Arroz de Forno de 23 a 25 de outubro
29/09/2026
Cooperativa Agrícola de Baião celebra 50 anos a cultivar valor para o futuro
29/09/2026
Luísinho deixa o comando técnico da AD Baião
29/09/2026
PUB