Em
O Comércio de Baião

2025/04/02

WORKSHOP “A CONVERSAR PODEMOS ELIMINAR A VIOLÊNCIA” NO AUDITÓRIO MUNICIPAL DE BAIÃO NO DIA 15 DESTE MÊS

Destaque

A Unidas – Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima do Douro, Tâmega e Sousa, serviço coordenado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa dá continuidade ao seu ciclo de workshops subordinado à temática da violência doméstica, designado “A conversar podemos eliminar a violência”.

O próximo workshop, agendado para o dia 15 deste mês, às 09h30, no Auditório Municipal de Baião, terá como foco dar a conhecer o impacto significativo da intervenção com agressores/as para prevenir a reincidência, romper o ciclo de violência, proteger as vítimas e promover a reabilitação e responsabilização.

A violência doméstica é uma realidade social vivida por inúmeras famílias, afetando profundamente não só as vítimas, mas também as famílias e a sociedade em geral.

A UNIDAS prestou apoio, em 2024, a um total de 743 novas vítimas adultas de violência doméstica nas suas onze estruturas de atendimento, o que representa um aumento de 7,06% face ao ano de 2023. No mesmo período, 176 crianças e jovens iniciaram acompanhamento na rede, registando um acréscimo de 12,10% em relação a 2023. Desde a criação da UNIDAS, em abril de 2021, já foram atendidas mais de 2.500 vítimas adultas e mais de 450 crianças e jovens, sendo que o acompanhamento a menores teve início em fevereiro de 2022. Estes números refletem um crescimento de 43,71% no número de vítimas adultas atendidas entre 2021 e 2024 e um aumento de 41,94% no acompanhamento de crianças e jovens desde 2022 até 2024.

A intervenção junto dos agressores é uma abordagem fundamental para quebrar o ciclo de violência e promover a responsabilização e reabilitação, com um impacto sistémico na comunidade. Este workshop tem como objetivo identificar os principais fatores que levam ao comportamento abusivo em contextos domésticos, discutir de que forma os programas de intervenção podem ajudar a prevenir a reincidência e explorar como a atuação com agressores pode contribuir para a proteção das vítimas.

O workshop contará com as intervenções de Ana Lemos, Investigadora no CINNEIC - Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo Comportamental da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Filipa Cardoso, Psicóloga responsável pelo PICA – Projeto de Intervenção com Pessoas Agressoras, da Associação A4, Jorge Fraga, Coordenador da Equipa da Direção-Geral de Reinserção Social (DGRS) de Aveiro-Santa Maria da Feira, e Carla Guerra, Técnica Superior de Reinserção Social da mesma equipa. A moderação ficará a cargo de Rita Matos, Coordenadora da DGRS do Porto Este – Penafiel, e António Vilela, Coordenador da Equipa da DGRS do Porto Este – Amarante.

Dirigido aos técnicos das estruturas municipais de atendimento às vítimas da região, este ciclo de workshops é também aberto a entidades com competência em matéria de infância e juventude – saúde, educação, justiça, serviço social, IPSS, associações, CPCJ –, bem como aos demais profissionais que trabalhem com intervenção na área da violência doméstica.

A participação no workshop é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia até ao dia 11. Os interessados podem inscrever-se no website da CIM do Tâmega e Sousa, acessível em www.cimtamegaesousa.pt.

De referir que este ciclo de workshops vem dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido neste domínio pela CIM do Tâmega e Sousa, entidade coordenadora da Unidas – Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima do Douro, Tâmega e Sousa, a primeira rede intermunicipal a ser constituída no nosso país e que está em funcionamento desde abril de 2021.

O IV ciclo de workshops “A conversar podemos eliminar a violência” é promovido pela CIM do Tâmega e Sousa, sendo cofinanciado pelo Pessoas 2030 – Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão, Portugal 2030 e União Europeia.

Sobre a UNIDAS – Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima do Douro, Tâmega e Sousa

Em funcionamento deste abril de 2021, a UNIDAS – Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima do Douro, Tâmega e Sousa é uma rede constituída por 11 estruturas de atendimento a vítimas de violência doméstica, uma por cada município do Douro, Tâmega e Sousa, que prestam um serviço especializado, confidencial e gratuito a vítimas de violência doméstica, assegurando-lhes apoio social, psicológico e jurídico. Além destes apoios, estas estruturas disponibilizam também uma resposta especializada de apoio psicológico para crianças e jovens vítimas de violência, um mecanismo que é também um importante contributo na interrupção dos ciclos de violência.

Além do apoio às vítimas, a UNIDAS faz ainda a articulação com as entidades parceiras outorgantes do Protocolo para Territorialização da Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica, tendo em vista uma maior proximidade e eficácia da intervenção e do trabalho em rede.

A UNIDAS destina-se a vítimas de violência (crianças, jovens, adultos e idosos) e a pessoas que procurem informação neste âmbito, residentes ou não nos concelhos da região do Douro, Tâmega e Sousa. Este apoio pode ser prestado em qualquer uma das 11 estruturas de atendimento da rede UNIDAS, independentemente do concelho de residência da vítima ou da pessoa que o procure.

 

[email protected]

www.cimtamegaesousa.pt

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
VIATURA ESPAÇO CIDADÃO MÓVEL REGRESSA A BAIÃO: CONFIRA OS HORÁRIOS
3/04/2025
CAMINHADA & TRAIL “A ROTA DA FLORESTA ENCANTADA” A FAVOR DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE SANTA MARINHA DO ZÊZERE
3/04/2025
WORKSHOP “A CONVERSAR PODEMOS ELIMINAR A VIOLÊNCIA” NO AUDITÓRIO MUNICIPAL DE BAIÃO NO DIA 15 DESTE MÊS
2/04/2025
SECRETÁRIO DE ESTADO SILVÉRIO REGALADO ESTARÁ PRESENTE NA FEIRA DO FUMEIRO DO COZIDO À PORTUGUESA E DOS VINHOS DE BAIÃO
2/04/2025
CAMINHADA SOLIDÁRIA “TODOS OS CAMINHOS VÃO DAR AO RIO OVIL” DIA 11 DE MAIO
2/04/2025
DESPISTE DE CARRINHA LIGEIRA DE PASSAGEIROS SEGUIDO DE CAPOTAMENTO NA AGUINCHEIRA EM ANCEDE
1/04/2025
AD ANCEDE DISPONIBILIZA AUTOCARRO PARA POSSÍVEL JOGO DO TÍTULO
1/04/2025
MARCO DE CANAVESES – GNR RECUPERA MATERIAL FURTADO
1/04/2025