Está concluída a obra de reconversão da antiga escola de Almofrela, situada na União de Freguesias de Campelo e Ovil.
Com um investimento de cerca de 258 mil euros, este novo espaço polivalente, nasce com o objetivo de reforçar a coesão social e promover o dinamismo comunitário em meio rural.
"Este é mais um compromisso cumprido e, acima de tudo, mais um espaço que colocamos ao serviço de todos: das pessoas que aqui vivem, dos que nos visitam, e de todos os que procuram na ruralidade novas formas de viver, trabalhar e participar ativamente na comunidade”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira.
Com uma área total de 278 m² – mais do triplo da superfície anteriormente disponível – a nova infraestrutura funcionará como centro de acesso a serviços digitais e como plataforma de ligação à vila de Baião e à vizinha Serra da Aboboreira.
A par das suas valências digitais, este equipamento será também um espaço de articulação entre diferentes níveis de intervenção, acolhendo atividades de gestão, logística e difusão de informação relevante para a população local e para quem visita o território.
A obra foi inserida no âmbito do projeto de cooperação transfronteiriça “Plano Territorial Modelo da Aldeia de Almofrela”, esta intervenção visa potenciar a resiliência dos territórios rurais e contribuir para a sua revitalização.
O novo centro terá ainda funções de acolhimento de visitantes, turistas e investigadores interessados em conhecer a aldeia e a envolvente natural da Serra da Aboboreira.
O projeto contempla, adicionalmente, a execução de arranjos urbanísticos junto à Capela da aldeia (São Brás), bem como a criação de uma faixa de proteção contra incêndios através da plantação de espécies arbóreas autóctones, intervenção que já se encontra em execução, reforçando assim o compromisso com a sustentabilidade e a proteção do património natural.