Em
O Comércio de Baião

2026/02/05

Santa Casa do Marco de Canaveses vence Prémio AGIR da REN com projeto de apoio a cuidadores informais

Destaque

A Santa Casa da Misericórdia do Marco de Canaveses (SCMMC) é a grande vencedora da 12.ª edição do Prémio AGIR da REN, dedicada este ano ao apoio a cuidadores informais, com o projeto SMAC – Serviço Móvel de Apoio ao Cuidador.

O projeto, que vai abranger cerca de 120 cuidadores informais do concelho do Marco de Canaveses, tem como principal objetivo melhorar o bem-estar físico, psicológico e social de quem cuida, através de uma abordagem integrada que combina intervenções farmacológicas e não farmacológicas. Entre os serviços previstos estão oficinas de bem-estar, apoio psicológico, formação em saúde, consultas de especialidade e ações de literacia em saúde, autocuidado e criação de redes de apoio, todos de forma gratuita.

O SMAC insere-se na estratégia da SCMMC de articulação entre saúde e ação social e pretende também contribuir para a definição de políticas públicas mais inclusivas, através da colaboração com o Governo, a Câmara Municipal do Marco de Canaveses, a ULS Tâmega e Sousa e a União das Misericórdias Portuguesas.

Em declarações a propósito da distinção, a Provedora Maria Amélia Ferreira, da Santa Casa da Misericórdia do Marco de Canaveses, sublinha que “apoiar o cuidador informal é apoiar toda a comunidade, promovendo dignidade, inclusão e sustentabilidade”. A responsável acrescenta que “estes cuidadores sustentam, muitas vezes de forma silenciosa, o bem-estar de famílias inteiras, sendo fundamental que sintam que não estão sozinhos”. O apoio da REN, refere ainda, “dá-nos a confiança e os recursos para construir uma rede mais forte e humana”.

O segundo lugar do Prémio AGIR foi atribuído ao projeto EntreLaços – Cuidar com Saber, promovido pelo Instituto Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, em Braga. A iniciativa vai beneficiar 40 cuidadores informais de pessoas com esquizofrenia, através de uma intervenção psicoeducativa estruturada, que inclui sessões em grupo, acompanhamento individual e a criação de um Grupo de Ajuda Mútua.

Já o terceiro lugar foi conquistado pelo projeto Colmeia, da associação LongeVidade, do Porto, que vai apoiar 30 cuidadores informais nos concelhos do Porto e Gondomar, através de ações de capacitação, apoio psicológico, redes de voluntariado e benefícios sociais.

O Prémio AGIR integra a política de Responsabilidade Social Corporativa da REN – Redes Energéticas Nacionais e distingue anualmente três projetos de impacto social, atribuindo 30 mil euros ao primeiro classificado, 15 mil ao segundo e 5 mil ao terceiro. Desde a sua criação, já apoiou 36 projetos, beneficiando mais de 18 mil pessoas.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Santa Casa do Marco de Canaveses vence Prémio AGIR da REN com projeto de apoio a cuidadores informais
5/02/2026
Município de Baião instala dois novos ecopontos em parceria com a Resinorte
5/02/2026
MESÃO FRIO: AVISO À POPULAÇÃO | RISCO DE DERROCADAS
4/02/2026
Associação Empresarial de Baião promove a 2.ª edição do “Café com Ideias” dedicada à inovação em rede
4/02/2026
Investigador natural de Baião participou em audição parlamentar sobre Jovem Empresário Rural
4/02/2026
Ação de capacitação sobre “Atirador Ativo” reforça segurança em contexto escolar no concelho de Baião
4/02/2026
Projeto de Baião integra Acceleration Camp do ONZE Coletivo de Impacto
4/02/2026
Biblioteca Municipal António Mota acolheu primeira exposição em Portugal da artista ucraniana Tamara Motrich
4/02/2026
PUB