Em
O Comércio de Baião

2026/02/06

CIM do Tâmega e Sousa criou Ponto de Recolha e Tratamento de Biomassa em Baião

Destaque

A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) passou a disponibilizar à região do Douro, Tâmega e Sousa um Ponto de Recolha e Tratamento de Biomassa, localizado na Base dos Sapadores Florestais da CIM, na freguesia de Gôve, no concelho de Baião.

Esta infraestrutura destina-se à receção de sobrantes de limpezas florestais e resíduos verdes lenhosos, contribuindo para uma gestão mais sustentável da floresta e para a redução do risco de incêndios florestais. As entregas de biomassa decorrem às sextas-feiras, pelas 15h, sendo obrigatório o contacto prévio através do telefone 255 718 340 ou do e-mail [email protected]. Não é permitida a entrega de biomassa proveniente de matos com diâmetro inferior a 0,6 centímetros.

O Ponto de Recolha integra um projeto-piloto desenvolvido no âmbito do projeto BIO4RES, financiado pelo Programa Interreg Sudoe, que promove a cooperação transnacional na valorização da biomassa e na prevenção de incêndios florestais. Entre os principais objetivos do projeto estão a redução do risco de incêndios, a valorização da biomassa como fonte de energia renovável e o estímulo à economia local.

O projeto BIO4RES é coordenado pela Nasuvinsa, de Espanha, através da sua agência Lursarea, contando ainda com a participação da CIM do Tâmega e Sousa, do CTFC – Centre de Ciència i Tecnologia Forestal de Catalunya (Espanha), da Union des Communes Forestières du Grand Sud (França) e da empresa Estera Innovation (França).

A CIM do Tâmega e Sousa sublinha que esta nova infraestrutura pretende envolver proprietários florestais, entidades e cidadãos na construção de uma floresta mais limpa, segura e resiliente, promovendo boas práticas de gestão florestal sustentável e a valorização dos recursos locais.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Núcleo de Fuzileiros de Baião assinala primeiro aniversário com homenagem aos antigos combatentes do concelho
7/08/2026
Associação Eco Simbioses promove IX Caminhada Noturna na Serra da Aboboreira a 14 de agosto
7/08/2026
XXI Festival de Folclore anima Gestaçô na noite de amanhã dia 8 de agosto
7/08/2026
Sob o Céu da Aboboreira convida à descoberta da natureza da arqueologia e do eclipse solar
7/08/2026
Município de Baião celebra protocolos para dinamizar Festas Concelhias e de São Bartolomeu
6/08/2026
Jovens de Baião podem votar nos projetos finalistas do Orçamento Participativo Jovem 2026
5/08/2026
Despiste de motociclista em Ancede faz um ferido grave
4/08/2026
Caminhada Noturna da AARO reuniu quatro dezenas de participantes pelas ruas do Marco de Canaveses
4/08/2026
PUB