Em nota de imprensa o vice-presidente da Câmara Municipal de Baião e responsável pelo Pelouro da Proteção Civil, Filipe Fonseca, informa que se reuniu com o Grupo de Trabalho para a redução de ignições em espaço rural da Região Norte, que integra elementos da Polícia Judiciária e da Guarda Nacional Republicana, numa sessão de trabalho que contou também com a presença do Coordenador Municipal da Proteção Civil, José Manuel Ribeiro e o Comandante do Posto Territorial da GNR de Baião, José Alves.
Segundo refere, este encontro teve como principal objetivo a análise aprofundada das causas dos incêndios rurais no concelho, bem como a partilha de estratégias de investigação e prevenção.
A reunião permitiu ainda reforçar os laços institucionais entre as entidades envolvidas, promovendo a criação de sinergias operacionais e o estabelecimento de canais de comunicação diretos e eficazes.
Foram ainda destacados os locais com maior incidência de ignições nos últimos anos, os quais passarão a ser alvo de uma vigilância mais intensiva, com recurso a novas metodologias de investigação e tecnologias e equipamentos de monitorização.
Nesse sentido, durante o encontro foi apresentado às autoridades um conjunto de equipamentos tecnológicos de vigilância e prevenção, recentemente adquiridos pelo Município e que irão permitir uma atuação mais célere e eficaz das equipas de investigação, contribuindo para a identificação das causas e, sempre que possível, dos responsáveis pelos incêndios.
No final da reunião, o vice-presidente Filipe Fonseca sublinhou a importância desta articulação estratégica e logística, uma vez que “a prevenção e o combate aos incêndios exigem um trabalho conjunto, planeado e sustentado. Esta reunião representa um passo importante na construção de uma resposta mais eficaz e integrada, que proteja o nosso território e as nossas populações”.