Em
O Comércio de Baião

2024/08/16

MAIS DE 400 PARTICIPANTES NO XII ENCONTRO CONCELHIO DE EMIGRANTES BAIONENSES

Destaque

O XII Encontro Concelhio de Emigrantes Baionenses, bateu todos os recordes este ano ao juntar no passado dia 13 de agosto, na Zona de Lazer de Ancede, mais de 400 participantes.

A organização, como nos anos anteriores, pertenceu ao Município de Baião, através do Gabinete de Apoio ao Emigrante, sendo, uma vez mais, um reencontro de fortalecimento de laços que unem os emigrantes e as suas origens.

 

O evento iniciou-se com uma missa e uma Ação de Graças a Nossa Senhora de Fátima, celebrada pelo pároco, Francisco Pedrosa.

A seguir a este ato religioso foi servido um almoço/convívio à sombra daquelas fantásticas árvores de grade porte e junto da margem esquerda do rio Ovil, cujas condições naturais caracterizam o Parque de Lazer de Ancede.

O Grupo Musical Foles e Cantares, animou o recinto durante a tarde, com o som das suas concertinas e cantigas populares, não resistindo os participantes a um “pé de dança”, recordando tempos passados, onde imperavam os tradicionais bailes, por toda esta região.

O presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, também ele filho de emigrantes, depois de agradecer a presença de todos, apelou a que “continuem a sentir-se baionenses orgulhosos, da mesma forma que temos muito orgulho em todos vós. Continuem a espalhar a melhor imagem de Baião e de Portugal pelo mundo”, sublinhou, deixando também uma nota sobre a beleza e as condições do local do evento. “Em Baião temos locais que nos devem orgulhar a todos, este espaço é um deles”, lembrou.

Após a referência à atratividade e às potencialidades do concelho, que também passa pela realização de eventos, o autarca destacou que “as muitas iniciativas que realizamos para os baionenses, servem também para atrair mais visitantes ao nosso território, que, assim, contribuem para dinamizar a nossa economia durante todo o ano, criando riqueza, emprego e ajudando à fixação e atração de novas pessoas”, afirmou.

Abordou ainda alguns assuntos da atualidade local, esclarecendo que o Serviço de Atendimento Permanente do Centro de Saúde de Baião, ao contrário do que tem sido veiculado, continua em funcionamento, estando a ser alvo de ajustes, no quadro da reorganização da gestão do setor da saúde.  O autarca falou também da questão das superfícies comerciais, explicando que “a Câmara tem criado condições para atrair empresas para Baião, incluindo a isenção de derrama, que é um imposto sobre os lucros das empresas, mas não pode ser a autarquia a abrir espaços comerciais”, esclareceu. A este propósito informou dos “contactos que tem havido no sentido da reabertura do Intermaché, que poderá, eventualmente acontecer até ao final do ano”.

Falou ainda, dos vários investimentos estruturantes para o concelho que estão concluídas ou em execução, tais como a qualificação da Estrada Nacional 304/3; a primeira fase da ligação de Baião à Ponte da Ermida; a construção da variante à EN 211, entre Quintã e Mesquinhata; a construção de habitações sociais e de 54 apartamentos a custos controlados; a qualificação das extensões de saúde; a requalificação do Mosteiro de Ancede; e a qualificação da Igreja e do Órgão de Tubos de Santa Marinha do Zêzere; entre outros.

A concluir, reforçou o apelo para que todos os emigrantes “continuem a divulgar o nome e a cultura de Baião nos locais onde vivem, e continuem a confiar em nós: - faltando mais de um ano para o final do mandato, 78% dos compromissos que assumimos com os baionenses, estão já executados ou em execução. E isso pode ver-se no Compromissómetro”.

O presidente da União de Freguesias de Ancede e Ribadouro, Daniel Guedes, num discurso emocionado, referiu o gosto por receber o encontro na sua freguesia, e sublinhou com agrado a “diversificação dos locais para a realização do evento, permitindo que todos os emigrantes testemunhem a evolução do concelho. Temos espaços e locais que merecem ser visitados por todos”, referiu.

O vice-presidente da Câmara e responsável pelo Gabinete de Apoio ao Emigrante, Filipe Fonseca, deu particular destaque à ligação ao concelho e às origens, assim como ao sucesso do evento. “Somos orgulhosamente baionenses, este encontro é a prova disso”, assinalou, salientando que “uma das características dos baionenses é a humildade, e tanto vocês como nós somos humildes. Nós continuamos a apoiar este evento que proporciona a todos um dia especial de confraternização”, concluiu.

Por sua vez, a responsável pelo Gabinete de Apoio ao Emigrante de Baião, Ilda Borges, desejou uma boa estadia a todos os emigrantes reforçando a disponibilidade do Gabinete para os apoiar. “O Gabinete de Apoio ao Emigrante está sempre disponível para prestar e ajudar naquilo que vocês precisarem”, assegurou.

Ao final da tarde, concluiu-se mais um Encontro Concelhio de Emigrantes Baionenses, uma jornada marcada pela alegria, pelo reencontro e pela amizade, numa evidência clara do carinho, do respeito e da admiração que merecem todos os emigrantes, que por onde quer que vão, onde quer que estejam, são quem melhor representa o território Baionense.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
GREVE DE FUNCIONÁRIOS PROVOCA TRANSTORNO NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VALE DE OVIL
4/10/2024
JUVE: 1.º ENCONTRO DE CINEMA E LITERATURA INFANTO-JUVENIL EM BAIÃO DE 10 A 13
2/10/2024
2.ª EDIÇÃO DO “FESTIVAL RAIZES” EM SANTA CRUZ DO DOURO
2/10/2024
MESÃO FRIO: CORTE TOTAL DE TRÂNSITO NA EN 108 – CALDAS DO MOLEDO
2/10/2024
GNR LEVA A EFEITO OPERAÇÃO “CENSOS SÉNIOR 2024”
1/10/2024
ALMOÇO DE ANGARIAÇÃO DE FUNDOS PARA OS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE BAIÃO
1/10/2024
PRESIDENTE DA REPÚBLICA MARCELO REBELO DE SOUSA E PRIMEIRO-MINISTRO LUÍS MONTENEGRO VISITARAM ÁREAS ARDIDAS EM BAIÃO
30/09/2024
BOMBEIROS AFETOS AO DECIR QUE COMBATERAM OS INCÊNDIOS RURAIS VÃO RECEBER MAIS 25% DO DIA 15 A 19 DE SETEMBRO
29/09/2024