2024/12/05
Segundo a Associação do Comércio e da Indústria de Panificação (ACIP), é expectável uma subida do preço do pão para 2025.
Sem adiantar valores, o aumento é explicado por diversos fatores, entre eles, “o aumento dos custos de produção e o aumento do salário mínimo para 870 euros no início de 2025”, refere a presidente da ACIP, Deborah Barbosa.
Em 2024, as vendas no setor da panificação e pastelaria subiram ligeiramente, ainda assim, Deborah Barbosa afirma que “os portugueses têm optado por produtos mais baratos e em menor quantidade” e sublinha que a tendência se deve manter ou agravar no próximo ano.
Apesar deste cenário, a ACIP alega que Portugal é um dos países com o preço por quilograma (kg) de pão mais baixo da União Europeia e com a melhor relação qualidade/preço.
Os produtos mais vendidos continuam a ser o pão tradicional e os pastéis de nata, mas também se verifica uma procura crescente por produtos classificados como inovadores e saudáveis, nomeadamente pães integrais e pastelaria à base de plantas.