Em
O Comércio de Baião

2025/08/25

PATRIMÓNIO SIMBÓLICO PRESERVADO: CONCLUÍDO O RESTAURO DA BANDEIRA DO MUNICÍPIO DE BAIÃO

Cultura Destaque

Encontra-se concluído o restauro da Bandeira do Município de Baião, um dos símbolos de maior significado histórico e cultural do concelho, que integra o brasão de armas municipal.

Trata-se de uma peça bordada em seda, ouro e prata, de duas faces, cuja riqueza técnica e artística lhe confere elevado valor patrimonial. O desgaste provocado pelo tempo e pela utilização tornou necessária uma intervenção de conservação especializada, promovida pela Câmara Municipal de Baião.

O trabalho foi realizado pelas Irmãs Clarissas Adoradoras do Mosteiro de São Francisco de Assis, em S. Martinho do Vale, Famalicão, comunidade religiosa com reconhecida experiência neste tipo de intervenções. O processo implicou descoser cuidadosamente os elementos da bandeira, proceder à limpeza das linhas, substituir materiais em falta e voltar a coser todos os elementos, assegurando a preservação estética e histórica da peça.

A bandeira apresenta, no escudo azul, dois ramos de oliveira de ouro frutados do mesmo, cruzados em ponta e atados de vermelho. Em chefe, figura um cacho de uvas de púrpura acompanhado por duas espigas de milho de ouro, folhadas e sustidas do mesmo; em contra-chefe, duas faixas ondadas de prata. A bordadura é de ouro, com oito torres de azul abertas e iluminadas também de ouro. A coroa mural é de prata, com quatro torres, e o listel branco ostenta a inscrição “CONCELHO DE BAIÃO”, a negro.

A versão atual da bandeira, aprovada em 1937, substituiu a de 1934, esquartelada em branco e púrpura, ambas validadas por despacho ministerial da época.

Este estandarte encontra-se guardado e apenas é exibido ao público uma vez por ano, a 24 de agosto, feriado municipal, durante a procissão em Honra de São Bartolomeu.

Com este restauro, a Câmara Municipal de Baião reafirma o compromisso com a preservação do património simbólico e histórico do concelho, garantindo que a bandeira possa continuar a ser transmitida às gerações futuras em condições de dignidade e autenticidade.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
CIM do Tâmega e Sousa assinala Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres com V Seminário UNIDAS
27/11/2025
Bombeiros de Santa Marinha do Zêzere realizam simulacro na Creche do Centro Social Paroquial
27/11/2025
Serra da Aboboreira assinala Dia da Floresta Autóctone com arranque do Serviço Educativo “Recolher, Semear e Fazer Crescer”
27/11/2025
Ancede e Ribadouro recebem caminhada “Christmas Sunset” no dia 7 de dezembro
26/11/2025
AF Porto reforça presença em Baião com novo protocolo e reuniões descentralizadas
26/11/2025
Equipa feminina da AD Baião enfrenta Rio Mau FC na Pré-Eliminatória da Taça AF Porto
26/11/2025
Vítor Pascoal fecha época com vitória dominante entre os GT no Portugal Rallye Series
26/11/2025
Aluna da Escola Básica de Eiriz recebeu prémio de 1.º lugar no concurso nacional “Ser Escritor é Cool”
26/11/2025
PUB