No dia 2 de novembro, o Auditório Municipal de Mesão Frio acolheu a cerimónia de tomada de posse dos Órgãos Autárquicos para o quadriénio 2025–2029. A tomada de posse dos eleitos para a Câmara Municipal e para a Assembleia Municipal marcou assim o início oficial de um novo ciclo de governação no concelho.

Na cerimónia, Carlos Pombo Silva, ainda como presidente cessante da anterior Assembleia Municipal, agradeceu o contributo de todos os deputados ao longo dos últimos quatro anos. Após dar posse a todos os eleitos para a nova Assembleia Municipal, seguiu-se a instalação da Câmara Municipal e a respetiva tomada de posse do presidente, Paulo Silva, e dos restantes vereadores.
A sessão concluiu-se com a eleição da mesa da Assembleia Municipal de Mesão Frio, que será novamente presidida por Carlos Pombo Silva.
No discurso de tomada de posse, o presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio expressou a sua gratidão à população, que voltou a confiar no seu trabalho à frente dos destinos do concelho:
“Este momento marca um novo ciclo, mas também a continuidade de um caminho que foi iniciado com coragem, persistência e um claro sentido de missão pública por parte da minha equipa. O mandato que agora começa é o resultado de quatro anos de trabalho intenso — um tempo de arrumar a casa, de planear o futuro próximo e de construir bases sólidas para o desenvolvimento sustentável do concelho.”
Paulo Silva acrescentou que, “com esse alicerce firmemente erguido, temos condições para consolidar o caminho e projetar o futuro dos mesão-frienses”. O autarca destacou ainda que “um dos sinais mais claros da credibilidade alcançada está nas 14 candidaturas a projetos financiados por fundos europeus já aprovadas e atribuídas ao Município”.
.jpg)
Entre os investimentos apontados como “afirmações de futuro, de esperança e desenvolvimento”, o presidente destacou a requalificação do Centro Escolar de Mesão Frio, a criação de uma incubadora de empresas no antigo edifício da Residência de Estudantes, a requalificação da Piscina Municipal Descoberta, a criação de uma Sala de Operações para a Proteção Civil Municipal, bem como projetos na área da Estratégia Local de Habitação, Educação, Cultura, apoio ao associativismo e Ação Social.
Paulo Silva concluiu o seu discurso afirmando que assume “este mandato com humildade, mas sobretudo com determinação e com a firme convicção de que o melhor ainda está para vir. Que este tempo seja de concretização, de esperança e de futuro.”
