2024/08/01
Pois é, foram apenas dois segundos que não permitiram à dupla de Resende, Pedro Melo/Nico Rabaça, vencer a edição deste ano do Rali Rota da Cereja, numa jornada disputada até ao último centímetro da última classificativa, depois do empolgante duelo, com o Porsche GT 3 de Victor Pascoal, que fruto duma máquina bem superior ao BMW M 3, acabou por levar a melhor.
Mas a dupla Pedro Melo /Nico Rabaça vinham mais que determinados em voltar a vencer, recorde-se que nas edições anteriores foi sempre o vencedor, mas desta feita a vitória ficou por dois segundos.Tal como o habitual , no sábado ao fim da tarde deu lugar à Super Especial, que se desenrolou nas ruas do centro de Resende, que uma vez mais contou com a presença de largos milhares de espectadores, onde a dupla Pedro Melo/Nico Rabaça fazem o melhor tempo com 1.486 à média de 75,25 Km/h.
No domingo de manhã as hostilidades recomeçam, e na 1ª passagem Pedro Melo/Nico Rabaça impõem a sua lei fazendo o melhor tempo com 4.40.3 à média de 97,61 km/h, para depois fazer nova passagem pela mesma classificativa, onde faz o mesmo tempo da passagem interior, com 4.40.3, sendo desta feita o 4º classificado, tudo feito à média de 97,61 km/h.
Depois dum intervalo de aproximadamente duas horas para máquinas e pilotos desfrutarem dos ares de Resende, após o almoço, regresso à estrada, debaixo de muito calor, onde na 1ª passagem pelo troço de Penedo com aproximadamente 15 km de extensão, Pedro Melo/Nico Rabaça, fazem a segunda melhor marca aos comandos do BMW 3, com um, tempo de 9.01.6, à média de 102,50 km/h. Nova passagem pelo troço de Penedo, e novo 2.º lugar para Pedro Melo/Nico Rabaça com um crono de 8.59.9, à média de 102,82 km/h, e o 2º lugar final.
Antes de colocar o BMW M 3 no parque fechado, Pedro Melo falou-nos da edição deste ano “tal como tinha previsto, luta pelo 1º lugar foi o que não faltou….Terminado o Rali Rota da Cereja 2024 , desde início que o nosso objetivo era lutar pela vitória, tentando defender assim as vitórias nas duas últimas edições, mas sabendo do nível muito alto dos adversários que tínhamos pela frente este ano. Um nível tão alto que acabaríamos por perder a 1a posição na última classificativa com uma diferença de 2s, liderando o rally do início, foi caso para dizer até às últimas gotas de suor, com temperaturas infernais. Imprimimos, um ritmo muito forte do início ao fim, muito consistente e no limite do carro, nem acima nem abaixo, mas sempre com cabeça e muita consciência, sabendo das diferenças de carros e palmarés dos nossos adversários. Estamos orgulhosos do que alcançamos até agora, cientes da nossa pouca experiência, mas a vontade e dedicação em lutar pelos lugares mais altos do pódio no nosso concelho é um sentimento muito especial. Parabéns aos vencedores, assim como quero dirigir os meus parabéns à excelente organização por demonstrarem que Resende tem potencial para uma prova de um grande nível com uma lista de inscritos e muito competitiva”, finalizou Pedro Melo.
Por seu lado Nico Rabaça, navegador de Pedro Melo, ainda nos disse “ A ti amigo Pedro Melo é uma honra e um privilégio partilhar contigo estes momentos e acompanhar te nesta aventura, faltam me as palavras para descrever o que se vive dentro daquele carro, onde é tudo tão intenso e ao segundo, com muita adrenalina e vontade de mais e mais, apesar de alguns sustos (poucos para já) És um orgulho para quem te acompanha, pela tua condução incrível e pelo desempenho tão consistente que demonstras. É um gosto poder ajudar te nesta caminhada que acredito não ficará só pela nossa terra. Muito obrigado”, e mais não disse.
JBVA