2024/12/19
A Associação Desportiva de Baião defronta, no próximo sábado, o Caíde Rei SC, num jogo que fica marcado por alguns reencontros. Nesse sentido, o nosso jornal esteve à conversa com três atletas, dois com passagens pela AD Baião e a representar, atualmente, o Caíde Rei SC e um no contexto inverso, com o objetivo de falar um pouco sobre as suas carreiras e entender o que este jogo significa para cada um. O primeiro entrevistado foi Pedro Vieira, atleta lousadense de 42 anos. Atualmente, é capitão do Caíde Rei SC, mas já foi, outrora, capitão da AD Baião.
Não sendo natural do concelho de Baião, Pedro Vieira envergou o emblema do clube baionense durante 13 anos o que faz dele, provavelmente, o atleta de fora do concelho com mais anos de casa. “Já lá vão 18 anos desde que ingressei no Baião. Jogava no Caíde Rei e o treinador do Baião, na altura o Carlos Mendes, apresentou-me a mim e mais dois ou três jogadores da minha zona, um projeto de subida de divisão e convidou-nos a vir para o clube”, esclareceu Pedro Vieira acerca de como veio parar a Baião.
Por cá, o meio campista fez parte da equipa que viveu os anos mais áureos do clube. Ajudou a AD Baião a subir de divisão em duas ocasiões e ainda capitaneou a equipa na Divisão de Elite. “Na minha memória vão ficar para sempre essas duas subidas de divisão. Como jogadores é para momentos como esses que vivemos e acabam sempre por ser um marco. Ainda assim, na minha memória ficam, sobretudo, as pessoas de Baião. Posso dizer que as melhores amizades que fiz no futebol foram em Baião”, contou.
Jornal "O Comércio de Baião" - Subida da AD Baião à Divisão de Elite - 2015
Precisamente no Baião, Pedro Vieira foi colega de equipa do baionense Vítor Monteiro. Um amigo com quem partilha o balneário há mais de uma década, inclusive, agora, no Caíde Rei SC. “Das amizades que referi há pouco que fiz em Baião. O Vítor é, sem dúvida, a melhor. É como um irmão para mim, damo-nos realmente muito bem. Passamos por muita coisa juntos e já partilhamos o balneário há muitos anos. É um ser humano fantástico e uma pessoa que é “amigo do seu amigo”. Acabam por ser amizades assim que nos fazem continuar no futebol aos 42 anos”, revelou.
Pedro Vieira à direita e Vítor Monteiro à esquerda
Sobre o jogo de sábado frente à AD Baião, Pedro Vieira mostra-se animado. “Esta será a minha segunda vez a defrontar o Baião, já o tinha feito pelo Vila Caiz, mas é sempre com alegria que revejo o clube”, começou por contar. “É um clube que me marcou muito e é com saudade que irei rever as pessoas de Baião, que me acompanharam durante anos. São pessoas muito humanas e que sabem receber muito bem”, concluiu.
Na época passada, o Caíde Rei SC acabou por descer de divisão e, atualmente, encontra-se na zona de despromoção. “Não considero como uma descida de divisão. Não acho muito justo um campeonato onde sobem oito equipas, descem outras oito e o campeão sobe duas divisões. Não acho que isso traga verdade desportiva ao futebol. Foi algo administrativo, que a AF Porto percebeu que faria sentido, mas acaba por ser algo que eu não concordo e, pessoalmente, como atleta não encaro como uma descida”, justificou continuado “Esta época sim, não está a correr como gostaríamos. Atualmente, os planteis são cada vez mais competitivos e os clubes também investem mais. Nesse sentido, o Caíde Rei é um clube humilde, que não tem orçamentos para cometer loucuras e pagar ordenados muito elevados, mas, ao mesmo tempo, é um clube que cumpre com os seus atletas, tem condições fantásticas e como equipa sei que temos capacidades para mais. No inicio desta época também houve algumas dificuldades em estabelecer uma nova direção. Algo que neste momento já esta a estabilizar e é pena os resultados não estarem a ir de encontro ao esforço da direção”.
Pedro Vieira em ação pelo Caíde Rei SC
Tal como já foi noticiado pelo jornal “O Comércio de Baião”, no início desta semana, a direção do Caíde Rei SC anunciou a rescisão amigável com o treinador Sérgio Magalhães. “Infelizmente já sabemos como funciona no futebol: tudo gira em volta dos resultados. A equipa pode até nem jogar bem, mas se ganhar disfarça as debilidades. Por outro lado, quando perde acaba por cair tudo em cima do treinador. Importa referir que não foi o clube que o despediu, o mister colocou o seu lugar à disposição e o clube aceitou. Não gosto de ver pessoas que trabalham pelo bem do futebol sair, mas o futebol é assim mesmo. Começamos a época a treinar com seis atletas, depois oito, depois dez, depois 12... fomos para o primeiro jogo com 13 e sei que para um treinador também não é fácil trabalhar nestas condições”, comentou acerca da saída do treinador.
Questionado sobre se estas condicionantes podem impactar o resultado frente à AD Baião, Pedro Vieira conta que o grupo está motivado para o que está por vir. “O grupo é unido, embora não muito extenso devido a algumas lesões prolongadas que alguns atletas sofreram. Vamos a Baião com um treinador interino e vamos dar o nosso máximo para honrar o Caíde Rei. Queremos dar uma boa resposta, mas também reconhecemos as valias do adversário. O Baião está bem, está em primeiro e ainda não perdeu. Mas somos ambiciosos e vamos jogar para ganhar. Queremos ser a primeira equipa a derrotar o Baião”, afirmou.
Pedro Vieira em ação pelo Caíde Rei SC
Sobre a sua carreira futebolística, Pedro Vieira, revela, sem dar certezas, que está breve a terminar. “A minha ideia era terminar a carreira no fim da época passada. No entanto, acabei por adiar por mais um ano a pedido de várias pessoas e para ajudar o clube. Neste momento, não posso dizer que tenho a certeza, porque certezas nunca temos, mas tenciono terminar no fim desta época. São 42 anos, já pesam nas pernas e já vou sentindo algumas dores”.
Antes do fim da entrevista, Pedro Vieira, quis deixar uma mensagem aos adeptos de ambas as equipas. “Espero que os adeptos de ambas as equipas se divirtam. Que seja um bom jogo e que ganhe o melhor!”.
O nosso jornal felicita o atleta pela sua carreira e pelo contributo que deu ao futebol do nosso concelho e deseja-lhe todas as felicidades para o seu futuro.
De relembrar que o encontro entre a AD Baião e o Caíde Rei SC esta agendando para às 15h30 do próximo sábado e irá decorrer no Parque de Jogos AD Ancede.