Em
O Comércio de Baião

2025/10/31

Serra da Aboboreira reforça gestão sustentável com envolvimento das comunidades locais

Destaque

A Paisagem Protegida Regional da Serra da Aboboreira, criada em agosto de 2023 e abrangendo os concelhos de Amarante, Baião e Marco de Canaveses, entrou numa nova fase de gestão marcada por uma abordagem integrada e participativa, que procura conciliar a preservação da natureza com a valorização do património e o desenvolvimento sustentável das comunidades locais. Com uma área total de mais de 20 mil hectares, a Serra da Aboboreira integra um vasto património natural, cultural e arqueológico, destacando-se pela sua biodiversidade, relevância geológica e valor histórico, fatores que a tornam um território de referência para a conservação e valorização do património regional.

Entre as primeiras ações implementadas, destaca-se um ciclo de reuniões com os presidentes das Juntas de Freguesia abrangidas pela área classificada, com o objetivo de reforçar a articulação institucional e promover a divulgação do Regulamento de Gestão, sensibilizando os autarcas para a importância da sua aplicação no território.

A estratégia de gestão aposta igualmente no envolvimento da comunidade educativa, através de contactos com os diretores dos agrupamentos escolares situados na área protegida. Pretende-se, assim, articular estratégias educativas e planear atividades de sensibilização ambiental que reforcem a consciência ecológica das novas gerações e fomentem uma cultura de responsabilidade e cuidado com o território.

Em paralelo, têm sido emitidos pareceres técnicos no âmbito da aplicação do Regulamento de Gestão, assegurando que todas as intervenções respeitam os objetivos de conservação e salvaguarda dos valores naturais e culturais que justificaram a classificação da Serra da Aboboreira.

A área classificada foi ainda selecionada como “Laboratório Vivo” no âmbito do projeto europeu OneSTOP, dedicado à investigação de abordagens inovadoras para a deteção, monitorização e priorização de espécies exóticas invasoras. O projeto permitirá testar novas tecnologias e sistemas de alerta precoce, promovendo também a partilha de conhecimento entre investigadores, gestores e comunidades locais.

Para o presidente da Comissão Diretiva da PPRSA e presidente da Câmara Municipal de Amarante, Jorge Ricardo, estas iniciativas representam “passos firmes na construção de um modelo de conservação colaborativo, que alia ciência, educação e participação comunitária, reforçando o papel da Serra da Aboboreira como referência nacional na gestão sustentável do território.”

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Baionense Fernando Almeida foi peça-chave na histórica subida do Amarante FC à II Liga
12/05/2026
Piloto baionense Filipe Nogueira participa em ação de sensibilização para a prevenção rodoviária na Lixa
12/05/2026
Câmara Municipal de Baião associa-se ao Movimento Maio Amarelo 2026 para promover segurança rodoviária
12/05/2026
Mosteiro de Santo André de Ancede acolhe primeira Ceia Conventual
12/05/2026
Balantuna Futsal conquista Taça AF Porto com vitória por 5-1 sobre Miramar Império
11/05/2026
Peça 'A Dívida e a Vaca da Vizinha' estreia a 16 de maio no Auditório Municipal de Baião
11/05/2026
Reboque de camião do lixo descontrolado embate em muro na Rua Abel Ribeiro sem causar feridos
11/05/2026
AD Baião entra a vencer na fase de apuramento de campeão da Divisão de Elite da AFP
10/05/2026
PUB