Em
O Comércio de Baião

2025/10/31

Serra da Aboboreira reforça gestão sustentável com envolvimento das comunidades locais

Destaque

A Paisagem Protegida Regional da Serra da Aboboreira, criada em agosto de 2023 e abrangendo os concelhos de Amarante, Baião e Marco de Canaveses, entrou numa nova fase de gestão marcada por uma abordagem integrada e participativa, que procura conciliar a preservação da natureza com a valorização do património e o desenvolvimento sustentável das comunidades locais. Com uma área total de mais de 20 mil hectares, a Serra da Aboboreira integra um vasto património natural, cultural e arqueológico, destacando-se pela sua biodiversidade, relevância geológica e valor histórico, fatores que a tornam um território de referência para a conservação e valorização do património regional.

Entre as primeiras ações implementadas, destaca-se um ciclo de reuniões com os presidentes das Juntas de Freguesia abrangidas pela área classificada, com o objetivo de reforçar a articulação institucional e promover a divulgação do Regulamento de Gestão, sensibilizando os autarcas para a importância da sua aplicação no território.

A estratégia de gestão aposta igualmente no envolvimento da comunidade educativa, através de contactos com os diretores dos agrupamentos escolares situados na área protegida. Pretende-se, assim, articular estratégias educativas e planear atividades de sensibilização ambiental que reforcem a consciência ecológica das novas gerações e fomentem uma cultura de responsabilidade e cuidado com o território.

Em paralelo, têm sido emitidos pareceres técnicos no âmbito da aplicação do Regulamento de Gestão, assegurando que todas as intervenções respeitam os objetivos de conservação e salvaguarda dos valores naturais e culturais que justificaram a classificação da Serra da Aboboreira.

A área classificada foi ainda selecionada como “Laboratório Vivo” no âmbito do projeto europeu OneSTOP, dedicado à investigação de abordagens inovadoras para a deteção, monitorização e priorização de espécies exóticas invasoras. O projeto permitirá testar novas tecnologias e sistemas de alerta precoce, promovendo também a partilha de conhecimento entre investigadores, gestores e comunidades locais.

Para o presidente da Comissão Diretiva da PPRSA e presidente da Câmara Municipal de Amarante, Jorge Ricardo, estas iniciativas representam “passos firmes na construção de um modelo de conservação colaborativo, que alia ciência, educação e participação comunitária, reforçando o papel da Serra da Aboboreira como referência nacional na gestão sustentável do território.”

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Santa Casa do Marco de Canaveses vence Prémio AGIR da REN com projeto de apoio a cuidadores informais
5/02/2026
Município de Baião instala dois novos ecopontos em parceria com a Resinorte
5/02/2026
MESÃO FRIO: AVISO À POPULAÇÃO | RISCO DE DERROCADAS
4/02/2026
Associação Empresarial de Baião promove a 2.ª edição do “Café com Ideias” dedicada à inovação em rede
4/02/2026
Investigador natural de Baião participou em audição parlamentar sobre Jovem Empresário Rural
4/02/2026
Ação de capacitação sobre “Atirador Ativo” reforça segurança em contexto escolar no concelho de Baião
4/02/2026
Projeto de Baião integra Acceleration Camp do ONZE Coletivo de Impacto
4/02/2026
Biblioteca Municipal António Mota acolheu primeira exposição em Portugal da artista ucraniana Tamara Motrich
4/02/2026
PUB