2023/12/22
Estão a decorrer as obras de Requalificação das Unidades de Saúde de Eiriz e de Santa Marinha do Zêzere, cujas empreitadas foram consignadas nos dias 30 de novembro e 11 de dezembro, respetivamente, envolvendo um investimento global de 747 mil euros, com o prazo de execução de 210 dias.
Conforme afirmou o presidente do executivo camarário baionense, Paulo Pereira “Este é um momento de grande significado para todos os baionenses e assinala o compromisso do governo no âmbito da descentralização, no caso concreto na área da Saúde, de proporcionar melhores recursos e estruturas mais eficientes e centradas nas necessidades da nossa população”.
O avanço das empreitadas vem na sequência da reunião realizada no dia 16 de outubro, entre o presidente e o vice-presidente da Câmara, Paulo Pereira e Filipe Fonseca, e o Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, em que a necessidade do reforço das verbas para atender à qualificação dos dois edifícios de saúde, esteve em cima da mesa.
Da agenda dessa reunião fizeram ainda parte outros assuntos, como o funcionamento do SAP – Serviço de Atendimento Permanente do Centro de Saúde de Baião, a possível reabertura da Unidade de Saúde de Frende, a retoma do funcionamento da Unidade Móvel de Saúde, bem como a qualificação dos edifícios das Extensões de Saúde de Gestaçô e da Teixeira.
No que respeita às intervenções nas citadas Unidades de Saúde, estão em requalificação os edifícios existentes, incidindo os trabalhos na substituição da cobertura por materiais com isolamento térmico, bem como a aplicação de novos rufos e tubos de queda.
Ao nível da estrutura dos edifícios, será feita a impermeabilização de paredes e renovado o sistema de drenagem de águas pluviais. As fachadas serão intervencionadas, com substituição do revestimento por um novo sistema de isolamento térmico.
Todo o interior será renovado, sendo acauteladas todas as condições de conforto, incluindo a substituição do sistema de ar condicionado.
Os trabalhos incluirão a tomada de todas as precauções ao nível das redes de intrusão e segurança contra incêndios dos edifícios.
As duas unidades de saúde mantêm-se em funcionamento enquanto decorrem os trabalhos, estando garantidas as condições de segurança.