Em
O Comércio de Baião

2026/02/04

Biblioteca Municipal António Mota acolheu primeira exposição em Portugal da artista ucraniana Tamara Motrich

Destaque

A Biblioteca Municipal António Mota, em Baião, inaugurou no passado dia 2 de fevereiro a exposição de pintura “Árvore à Beira da Estrada”, da artista ucraniana Tamara Motrich. A mostra, que abriu ao público pelas 16h30, assinala a primeira exposição da autora em Portugal e estará patente até ao dia 28 de fevereiro.

A exposição resulta de um processo criativo profundamente ligado ao território onde a artista reside atualmente. Obrigada a abandonar a Ucrânia devido à guerra, Tamara Motrich encontrou em Baião um espaço de acolhimento, tranquilidade e inspiração, onde desenvolveu um trabalho marcado pela introspeção, pelo silêncio e pela ligação à natureza.

Natural de Kiev, Tamara Motrich chegou a Portugal na sequência do conflito que a forçou a deixar o seu país natal. Escolheu Portugal “intuitivamente, entre os países que acolhiam refugiados”, vivendo em Baião há mais de um ano. Doutorada em Filosofia, foi docente universitária e investigadora principal no Museu de Personalidades da Cultura Ucraniana, mantendo sempre uma forte ligação entre o pensamento académico e a criação artística.

Em Baião, encontrou um ambiente que descreve como inspirador. “Baião é um lugar encantador. As montanhas lembram o oceano: ondas de terra solidificada. As pessoas locais são acolhedoras e a natureza inspira”, refere a artista. Atualmente, trabalha na Biblioteca Municipal António Mota, dedica-se à pintura e ao estudo da língua portuguesa.

“Árvore à Beira da Estrada” reúne 19 obras criadas durante o outono, já em Baião. As pinturas, maioritariamente em tela, utilizam técnicas de óleo e acrílico, integrando também uma obra em lã colada, posteriormente restaurada. Segundo a artista, “as obras refletem a minha perceção da natureza de Baião e do meu estado interior”.

A relação entre o ser humano e a natureza é um eixo central de toda a exposição. “A natureza é a criação de Deus. O ser humano é parte dessa criação. Para mim, a natureza e o ser humano são como órgãos de um mesmo corpo, interligados”, explica Tamara Motrich, acrescentando que a pintura é “uma forma de expressão da alma, de observação do mundo e de comunicação com Deus e com a natureza”.

O título da exposição assume uma forte carga simbólica, representando o percurso pessoal da artista. “Árvore à Beira da Estrada simboliza o meu caminho e a observação contínua do mundo, como uma árvore numa encruzilhada, que cresce segundo as suas próprias leis”, sublinha.

Presente na inauguração, a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Baião, Olívia Mendes, destacou o papel da biblioteca enquanto espaço de encontro e criação cultural, referindo que “em Baião, território de paz, a cultura tem também esta função: receber, escutar e dar lugar às histórias de quem aqui chega”. A autarca felicitou a artista e deixou-lhe uma mensagem de acolhimento, convidando-a a permanecer no concelho pelo tempo que necessitar.

Visivelmente emocionada por apresentar a sua primeira exposição em Portugal, Tamara Motrich deixou ainda uma mensagem ao público: “É importante que vejam não apenas as pinturas, mas também a minha verdade interior e o desejo de união com a natureza e o mundo. Cada pintura ganha vida junto com o espectador, e convido todos a sentirem um espaço de cuidado, atenção e, talvez, paz interior”.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Ação de capacitação sobre “Atirador Ativo” reforça segurança em contexto escolar no concelho de Baião
4/02/2026
Projeto de Baião integra Acceleration Camp do ONZE Coletivo de Impacto
4/02/2026
Biblioteca Municipal António Mota acolheu primeira exposição em Portugal da artista ucraniana Tamara Motrich
4/02/2026
Presidente da Câmara de Baião reuniu com IHRU para acompanhar investimentos na habitação
4/02/2026
Município de Baião promove recolha de bens para apoiar municípios afetados pela tempestade
3/02/2026
Alegado burlão faz-se passar por inspetor na freguesia do Gôve
3/02/2026
Alunos exploram a Serra da Aboboreira através de atividades educativas interativas
3/02/2026
NZEBs mobiliza-se para apoiar população afetada pela tempestade em Leiria
3/02/2026
PUB