2026/02/04
O concelho de Baião está representado no Acceleration Camp do ONZE Coletivo de Impacto através do projeto “Raízes Vivas”, uma das 12 equipas selecionadas para a segunda fase deste programa de inovação social que abrange os 11 municípios da região do Douro, Tâmega e Sousa.
O Acceleration Camp teve início no passado dia 31 de janeiro e decorre até 21 de março de 2026, em formato híbrido, combinando sessões online com momentos presenciais na Biblioteca Municipal António Mota, em Baião. Esta dinâmica reforça o papel do concelho enquanto espaço ativo de capacitação, experimentação e inovação social na região.
Nesta fase participam 33 pessoas, cujas ideias se destacaram nos Idea Camp realizados nos municípios de Amarante, Baião, Penafiel, Cinfães e Castelo de Paiva. Ao longo de 12 sessões, os participantes aprofundam o desenvolvimento dos seus projetos, trabalhando áreas como a definição do problema e da solução de impacto, análise de mercado, modelo de negócio, prototipagem, teoria da mudança, modelos de receita, estratégias de financiamento, marketing e preparação de pitch. O percurso culmina com um Demo Day presencial, onde os projetos serão apresentados publicamente.

Desde a sua apresentação pública, a 16 de setembro de 2025, no Cine-Teatro de Amarante, o ONZE Coletivo de Impacto tem vindo a desenvolver um vasto conjunto de iniciativas de capacitação, participação cívica e inovação social em toda a região. Até ao momento, o projeto já promoveu sessões de Idea Lab nos municípios de Paços de Ferreira, Marco de Canaveses, Celorico de Basto e Lousada; Idea Camp em Resende, Amarante, Penafiel, Baião, Cinfães e Castelo de Paiva; e Conversas com Impacto em Resende, Baião, Amarante, Penafiel e Cinfães.
O ONZE foi igualmente apresentado em diversos contextos educativos e institucionais, nomeadamente no Externato de Vila Meã, na Comunidade Intermunicipal do Douro, Tâmega e Sousa, junto dos alunos dos cursos CTESP da ESTG do Politécnico do Porto, na Escola Secundária de Amarante, na Escola Secundária de Cinfães e junto da comunidade de Castelo de Paiva. Destacam-se ainda o Open Day do Instituto Empresarial do Tâmega (IET) e o Experience Lab, atualmente a decorrer em formato híbrido, com sessões online e presenciais em Celorico de Basto.
No total, as atividades do ONZE | Coletivo de Impacto já envolveram 1.023 participantes, refletindo uma forte adesão da comunidade e um interesse crescente por soluções inovadoras para desafios sociais locais.
O ONZE Coletivo de Impacto é promovido pelo Instituto Empresarial do Tâmega (IET), em consórcio com a ESTG do Politécnico do Porto, e conta com o apoio do Município de Baião. Representando um investimento de cerca de meio milhão de euros em inovação social e empreendedorismo de impacto, o projeto é financiado pela Portugal Inovação Social, pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e pela Fundação Manuel António da Mota, envolvendo os municípios de Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Penafiel e Resende.