2025/11/03
                                                        Decorridas cinco jornadas da Série 2 da 2.ª Divisão de Sub-17 da AF Porto, a AD Baião soma cinco vitórias e confirmou o excelente arranque de temporada ao vencer fora de portas a ADC Várzea do Douro por 3–2, num jogo intenso e equilibrado entre duas formações que chegavam invictas à jornada.
O encontro começou com algum domínio da equipa da casa, que teve mais posse de bola nos minutos iniciais. A AD Baião foi crescendo na partida, ganhou confiança e equilibrou o jogo. À passagem do minuto 20, Marcelino desmarcou Rafa, que, isolado frente ao guarda-redes, não perdoou e inaugurou o marcador. Motivada pelo golo, a equipa baionense assumiu o controlo da partida e, aos 35 minutos, num lance dentro da área, Rafa foi derrubado e, chamado à conversão da grande penalidade, aumentou a vantagem para 0–2. Pouco depois, numa excelente jogada coletiva entre João e Filipe, o Baião chegou ao 0–3. Já perto do intervalo, o Várzea do Douro reduziu num lance polémico, em que a bola ficou sobre a linha de golo, mas o árbitro validou o 1–3.
Na segunda parte, a AD Baião entrou concentrada e preparada para responder a um adversário mais ofensivo. O Várzea intensificou o ataque, mas encontrou um guarda-redes baionense em grande forma, com defesas decisivas. Apesar do maior volume ofensivo do adversário, a equipa manteve-se coesa e organizada. Ainda assim, aos 70 minutos, uma desatenção defensiva permitiu ao Várzea reduzir para 2–3. Nos minutos finais, destacou-se o espírito de sacrifício e união do grupo, que soube sofrer e segurar a vantagem até ao apito final, garantindo o pleno de vitórias no campeonato.
Em declarações ao jornal “O Comércio de Baião”, a equipa técnica, composta por Alcino Soares e Fábio Ribeiro, reforça que o foco passa por encarar cada jogo com ambição de vencer, mantendo viva a esperança de lutar pelo título.
“Há o sonho de sermos campeões, mas o caminho é longo e difícil. Há equipas com história, como o Amarante, principal candidato pelo nome que carrega, ou o Marco, o Alpendurada e o Vila Caiz, que têm formações muito competitivas. Enquanto der para sonhar, nós vamos sonhar e trabalhar para isso.”
O grupo, maioritariamente junto desde os Sub-15, destaca-se pela união e compromisso coletivo.
“Os novos jogadores foram muito bem acolhidos, trouxeram novas valências e isso ajudou todos a crescer. Queremos ser exigentes e continuar a evoluir em todos os momentos do jogo”, acrescentou a equipa técnica.
Na próxima jornada a AD Baião recebe a formação ‘B’ do Amarante FC, a par com os baionenses a única equipa com registo perfeito no campeonato.
O nosso jornal esteve também à conversa com os capitães de equipa, que mostraram confiança e ambição, apontando todos à conquista do campeonato e antevendo um confronto exigente no próximo jogo.
Para Rodrigo Miguel, o desafio será difícil, mas a equipa está preparada: “Vai ser um jogo muito difícil, mas estamos prontos. Vamos trabalhar muito esta semana para conquistar a sexta vitória e, quem sabe, sermos campeões. O Amarante joga bem, mas nós vamos dar muita luta”, afirmou o jovem capitão.
Também José Silva destacou a força e a união do grupo, sublinhando que o sucesso alcançado até aqui é fruto de muito trabalho e dedicação. “Cinco jogos, cinco vitórias. Cada uma foi conquistada com trabalho, dedicação e união. Sabemos quem somos e o quanto lutámos para estar aqui. No domingo, só uma equipa pode ganhar — e essa equipa tem de ser a nossa”, referiu.
Já João Pereira reforçou a motivação e a coesão do grupo, acreditando que o espírito de equipa será decisivo para continuar na senda das vitórias. “A equipa está motivada e unida. O objetivo é lutar pelo campeonato. Sabemos que haverá desafios, mas acreditamos no nosso trabalho e no nosso espírito de equipa. Juntos, queremos levar o nome da AD Baião cada vez mais longe”, concluiu.
O jogo está agendado para as 9h30 do dia 9 de novembro e será decisivo na luta pela liderança isolada da prova.
.png)